Cine com ciência transforma aulas online em sala de cinema para debater temas sociais, no período de pandemia

Ciência

Marcos Filho

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Araguaia, em tempos de pandemia, decidiu por disponibilizar obras cinematográficas para a comunidade acadêmica. O Cine com Ciências é uma atividade online, que utiliza de recursos fílmicos de cunho educativo para fomentação de debates sociocientifícos, com temáticas sobre questões sociais emergentes.

 

 
Primeira sessão do Cine com Ciências, mediado pelo o estudante Bruno Freitas  
 – imagem: reprodução/Instagram

 

O projeto é coordenado pela professora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Ayane Paiva. Participam das atividades os estudantes voluntários Bruno Freitas e Júlia Christina Gonçalves, responsáveis pela elaboração de roteiros e organização de reuniões.

Segundo Paiva, “o projeto surgiu com a demanda de pensar o debate sobre questões sociocientifícas, com os estudantes das licenciaturas biológicas, além de alcançar a comunidade externa, como professoras e professores da educação básica”, além dos demais interessados nos assuntos discutidos nas sessões.

As sessões do Cine com Ciências, acontecemquinzenalmente, por meio da plataforma midiática GoBrunch, às 15h  e 19h, de modo alternado, com o intuito de atender maior público, sempre nas segundas-feiras.

As temáticas que se destacam nas sessões são raça e racismo, sexíssimo, problemas de saúde mental, questões socioambientais ambientais e ciência de modo profundo.

O projeto vai até o mês de dezembro. Para mais informações e conhecer a programação fílmica, acesse a página do Instagram do projeto.

 

 
Lista de obras fílmicas da sessões Cine com Ciências  imagem: reprodução/Instagram