Estudantes realizam evento online para superar distanciamento e problemas emocionais como reflexo da pandemia

Evento

 

Agência Focaia

Redação

Júlia Viana

 

O Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Araguaia, realiza nos dias 09 e 10 de setembro o I Webinar, com tema relacionado a alimentação e nutrição. O evento é aberto para a comunidade acadêmica e externa à universidade.

 
Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos realiza WEBINAR online com o objetivo de 
retomar as atividades acadêmicas e aproximação dos estudantes do curso de graduação da 
UFMT/CUA – imagem: arquivo Focaia. 

 

O Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos objetiva com o curso gratuito promover conhecimentos para além das aulas tradicionais e se tornar oportunidade para os estudantes obterem certificados para melhoria do currículo acadêmico.

Os estantes organizadores compreendem também que será momento importantes para retomar as atividades acadêmicas e aproximação entre eles, durante a pandemia.

“Nosso centro acadêmico sofreu um grande impacto nessa pandemia, ficamos bastante tempo sem ação, alguns dos membros com problemas emocionais, familiar e econômico. Fazer esse evento foi uma forma de nos unirmos de novo, de pensarmos em algo mais do que o momento atual cheio de negatividade, e começar a pensar nele como uma oportunidade,” afirma a liderança do Centro Acadêmico (CA) de Engenharia de Alimentos da UFMT/CUA.

“Essa é a proposta que trouxemos para nós, organizadores e que queremos repassar para todos os inscritos. Nós conseguiremos vencer esse momento e conseguimos diminuir a ansiedade e as crises focando em algo, fazendo algo diferente,” acrescenta a organização.

O fato de ser online, diz a organização, deverá aumentar o alcance com mais participação do que eventos acadêmicos presenciais.

“Pessoas que jamais conseguiriam comparecer presencialmente no campus Araguaia de Barra do Garças, tem acesso a plataforma e pode adquirir conhecimento,” avalia a organização do evento.

Com palestras 24 horas na plataforma para acesso dos inscritos, oferece a organização, afirmam que haverá mais condições de as pessoas acessarem o conteúdo disponível, incluindo parte daquelas que trabalham em período integral.

O estudante Lucas Leonel do curso de licenciatura, do 10º semestre de Educação Física da UFMT/CUA, afirma que será a sua primeira vez oferecer uma palestra online, e avalia os estudantes terão oportunidade de explorar a rede de computadores para ampliar conhecimento.

“Eles podem reassistir essas palestras que acham interessantes junto com pesquisas automáticas desse conteúdo, também sendo possível trocar a tela do computador para pesquisar mais sobre o tema, e entender o que está acontecendo dentro do contexto daquela fala e isso é muito interessante, agrega e soma para o conhecimento.” Complementa.

O palestrante afirma estar com expectativas ótimas, pois o nicho do modo de vida vegetariana está crescendo dentro da população jovem, “consigo perceber que não é somente a alimentação que está voltada pra esse modo de vida, tem outras camadas que podem trazer benéficos, e tentar debater isso dentro do curso de Engenharia de alimentos é interessante pois eles que irão produzir os alimentos que serão comercializados na geração do futuro. Eles que irão pesquisar a comida/alimentação do futuro. Produtos não são fáceis de encontrar.” Finaliza.

Programação

O evento terá duas palestras quarta-feira (9), “Alimentação e Nutrição em tempo de Covid-19” ministrada pelo nutricionista líber especialista em hipertrofia e emagrecimento pela UFMG Jadson Almeida, e “O Papel dos Alimentos e da Nutrição no Sistema Imunológico e na Prevenção de Doenças” ministrada pela nutricionista Barbara Martins, nutricionista formada pela UFG, convidada para o evento.

 Na quinta-feira (10), “A Dieta Vegetariana: Uma escolha certa” será o tema tratado, com palestra realizado por Leonel Lucas da UFMT/CUA acadêmico de educação física do 10º semestre do campus Araguaia, e “O papel do Engenheiro de Alimentos na Indústria,” ministrada  pela engenheira de alimentos, mestre em agroquímica pelo IFGoiano - Campus Rio Verde Thaynara Mayara de Lima.

O evento será gratuito com certificado de participação. Para se inscrever é necessário acessar a plataforma, até o dia do evento.