Na pandemia ‘Cineclube Roncador’ faz apresentação e discussão de filmes pela internet com participação do público

Cinema

Agência Focaia

Redação

Thaynara Fernandes


Professores, servidor técnico e estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), apesar da pandemia, mantém o Cineclube Roncador  com apresentações mensais de filmes para a comunidade. Neste período de isolamento social, o grupo realiza suas ações na internet, em site criado com o objetivo de manter as atividades, com produções disponibilizadas para o público.

O tradicional trabalho acadêmico da universidade mato-grossense realiza as exposições de filmes de maneira presencial, mas teve de se adaptar a este novo tempo, objetivando “divulgar as produções audiovisuais e promover debates sociais sobre variadas temáticas”, diz o coordenador do projeto, servidor técnico da UFMT Araguaia, Cristiano Costa.

 

 
Sessão Cineclube Roncador realizada no ano passado na unidade de Barra do Garças 
da UFMT Araguaia - Imagem: arquivo Cineclube Roncador.

 

“O Cineclube Roncador busca fortalecer as atividades culturais e ações de extensão oferecidas à comunidade nesse período de isolamento social. Também visa aumentar a visibilidade, ampliar o alcance do projeto e a interação com o público através do site, YouTube, Instagram e Facebook”, afirma o coordenador.

O curta “De Pão e Miojo” está disponível no site em sessão aberta ao público de cinema, desta modalidade.  A produção é dos estudantes do curso de Jornalismo, realizada em 2016 como atividade acadêmica do curso, ministrada pelo professor Gilson Costa.

“De Pão e Miojo” retrata as vivências e as dificuldades que muitos estudantes passam quando ingressam na universidade. O curta tem vários depoimentos de estudantes, que precisam conciliar estudos, saúde mental, trabalho e a saudade dos familiares.

Podcast Cine & Prosa

O grupo acadêmico criou também o podcast Cine & Prosa com o objetivo de permitir o diálogo sobre o curta disponibilizado. Como avaliam os organizadores, para não perder a essência do debate, característica importante da atividade.

Podcast é um programa em áudio, com participação de convidados, com o objetivo de debater sobre determinados assuntos, com referência ao cinema.  O programa pode ser acessado a qualquer momento, disponibilizado na página do Cineclube Roncador. 

“O Cine & Prosa é uma maneira que encontramos para incentivar os debates e reflexões acerca dos filmes disponíveis no site. É uma nova proposta de comunicação com o público, para expor as opiniões dos convidados e representantes dos filmes,” diz Cristiano Costa.

O primeiro episódio de estreia do podcast, sobre o filme da sessão anterior “Xavante: memória, cultura e resistência” está disponível no site, e conta com a participação do diretor do curta e professor da UFMT Araguaia Gilson Costa.

Os interessados em contribuir com o podcast podem enviar perguntas sobre o curta da sessão atual para o email cinecluberoncador@outlook.com.