Abertas as inscrições para a 19º Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina

Cinema

Agência Focaia
Redação              
Izadora Viana


Imagem: divulgação
                                                               

As inscrições para a 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (Maual) iniciaram nesta terça-feira (16) e irá até o dia 14 de julho do próximo mês. 

As produções audiovisuais selecionadas serão divulgadas em 25 de agosto e a Mostra será realizada entre dias 28 de setembro e 02 de outubro, no Centro Cultural da UFMT, em Cuiabá.

A Maual é realizada pelo Cineclube Coxiponés da UFMT através da Coordenação de Cultura e Vivência da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT), com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Associação Mato-Grossense de Audiovisual (MTCINE) e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).

A Maual, ativo desde o ano de 2002, é uma importante janela para a produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso. Ao longo de sua trajetória a Maual também vem se consolidando como a principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso. 

Devido a pandemia causada pelo Covid-19, a Maual em sua 19º edição, será realizada pela primeira vez em formato online, através da plataforma do YouTube, no canal Cineclube Coxiponés. Todas as atividades previstas para a Mostra como workshops, conversas sobre curtas exibidos, encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso e a Mostra Competitiva de Curtas, acontecerão no canal. 

Como em edições anteriores, poderão participar da Mostra Competitiva da Maual 2020, realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2019 e 2020. 

Há uma novidade para este ano, os curtas inscritos na edição passada e que não tenham integrado a Mostra Competitiva da Maual 2019 poderão participar do processo de seleção.

 
Critérios para participação

Para a submissão de trabalhos os produtores devem observar alguns critérios, como curtas brasileiros e latino-americanos com até 30 minutos de duração nas modalidades Universitária e Independente, subdividas nas categorias Documentário, Ficção e Experimental.

Cada realizador poderá se inscrever em uma única modalidade (Universitária ou Independente) e participar do processo de seleção da Maual com até dois curtas. Os melhores filmes serão eleitos pelo júri oficial em cada modalidade e subcategorias, entre outras premiações.

A partir desta terça-feira, como parte da programação de lançamento das inscrições para a Mostra, estão sendo compartilhados a Temporada de Filmes Online, os dez curtas mato-grossenses exibidos na Mostra Competitiva da Maual 2019. As produções ficam disponíveis nas nas páginas da rede social do Cine Teatro Cuiabá, com classificação indicativa de 14 anos. (Fonte - site Olharconceito).