Segunda edição da Sedcom do Campus Cuiabá é marcada pelos 50 anos da UFMT e 30 anos do curso de Comunicação Social
Evento Acadêmico
Agência Focaia
Redação
Thaynara Fernandes
Redação
Thaynara Fernandes
Com
o tema “Despolarizar pela
Pluralidade” a Faculdade de Comunicação e Artes, da
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, sedia de
segunda-feira (2) a sexta-feira (6), a segunda edição da Semana da Comunicação
2019 (Sedcom). O evento é organizado pela Gestão Plural do Diretório
Acadêmico de Comunicação Social (Dacos-UFMT), com apoio da FCA.
Segundo
o coordenador do curso de Jornalismo, Thiago Cury, o objetivo da Sedcom é “alargar as
experiências acadêmicas e profissionais, levando-as para além daquilo que é
possível tratar durante as aulas”.
Bloco do
Instituto de Linguagens da UFMT, Campus Cuiabá
- imagem reprodução |
O
coordenador de planejamento do evento e membro do Dacos-UFMT, Éverton
Anunciação, avalia que a Semana da Comunicação está voltada para a formação de
conhecimento do campo comunicacional, "tanto mercadológico quanto
acadêmico". Ele acrescenta ainda que os participantes terão "uma
ótima oportunidade de se aproximar de pessoas que estão há tempos no mercado,
que trarão a realidade do mundo aqui fora”.
Haverá uma semana com diversas atividades que foram escolhidas conforme as sugestões dos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Cinema e Audiovisual.
Como
destaca o coordenador do evento, “durante a semana teremos a palestra de
abertura 'Despolarizar pela Pluralidade', um painel interativo (web conferência)
de Podcast nacional com profissionais da área, como Rodrigo Alves, do Vida de
Jornalista [esportes Globo/SporTV]. Além de oficinas de técnicas de jornalismo,
oratória, perspectivas das mulheres na cobertura esportiva, a arte do Foley (reprodução de efeitos sonoros), comunicação em tempos de
marketing de influência e dentre outras”.
Comemorações
A
Sedcom ainda comemora 50 anos da UFMT e o aniversário dos 30 anos do curso de
Comunicação Social na UFMT. Os organizadores farão durante o evento o
lançamento do Simpósio Nacional de Rádio a ser realizado na
universidade mato-grossense em maio de 2020, como informa Anunciação.
Haverá
também comemoração do Dia Nacional da Propaganda com uma apresentação de
jingles “Ode à Publicidade”, quando estudantes e grupos musicais cantam
mensagens publicitárias regionais e nacionais de várias épocas.
Durante
a Sedcom os organizadores irão promover arrecadação de alimentos não perecíveis a
serem doados à instituição de caridade, como contribuição dos participantes
de oficinas e palestras. O
evento é aberto aos estudantes de outros cursos e instituições, além de abarcar
profissionais da comunicação e pessoas que se interessem pelo tema.