Segunda edição da Sedcom do Campus Cuiabá é marcada pelos 50 anos da UFMT e 30 anos do curso de Comunicação Social

Evento Acadêmico 

Agência Focaia
Redação
Thaynara Fernandes

Com o tema “Despolarizar pela Pluralidade” a Faculdade de Comunicação e Artes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, sedia de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), a segunda edição da Semana da Comunicação 2019 (Sedcom). O evento é organizado pela Gestão Plural do Diretório Acadêmico de Comunicação Social (Dacos-UFMT), com apoio da FCA.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Thiago Cury, o objetivo da Sedcom é “alargar as experiências acadêmicas e profissionais, levando-as para além daquilo que é possível tratar durante as aulas”.


Bloco do Instituto de Linguagens da UFMT, Campus Cuiabá
  - imagem reprodução


O coordenador de planejamento do evento e membro do Dacos-UFMT, Éverton Anunciação, avalia que a Semana da Comunicação está voltada para a formação de conhecimento do campo comunicacional, "tanto mercadológico quanto acadêmico". Ele acrescenta ainda que os participantes terão "uma ótima oportunidade de se aproximar de pessoas que estão há tempos no mercado, que trarão a realidade do mundo aqui fora”.

Haverá uma semana com diversas atividades que foram escolhidas conforme as sugestões dos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Cinema e Audiovisual.

Como destaca o coordenador do evento, “durante a semana teremos a palestra de abertura 'Despolarizar pela Pluralidade', um painel interativo (web conferência) de Podcast nacional com profissionais da área, como Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista [esportes Globo/SporTV]. Além de oficinas de técnicas de jornalismo, oratória, perspectivas das mulheres na cobertura esportiva, a arte do Foley (reprodução de efeitos sonoros), comunicação em tempos de marketing de influência e dentre outras”.

Comemorações

A Sedcom ainda comemora 50 anos da UFMT e o aniversário dos 30 anos do curso de Comunicação Social na UFMT. Os organizadores farão durante o evento o lançamento do Simpósio Nacional de Rádio a ser realizado na universidade mato-grossense em maio de 2020, como informa Anunciação.

Haverá também comemoração do Dia Nacional da Propaganda com uma apresentação de jingles “Ode à Publicidade”, quando estudantes e grupos musicais cantam mensagens publicitárias regionais e nacionais de várias épocas.
 
Durante a Sedcom os organizadores irão promover arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados à instituição de caridade, como contribuição dos participantes de oficinas e palestras. O evento é aberto aos estudantes de outros cursos e instituições, além de abarcar profissionais da comunicação e pessoas que se interessem pelo tema.

A participação em painéis e palestras é aberta ao público. As inscrições para as oficinas foram encerradas devido o preenchimento de todas as vagas. Para mais informações acesse a página do facebook ou o Instagram.