O grupo ‘Amigos da Alegria’ promove campanha solidária para o natal das crianças de Barra do Garças


Científico

Agência Focaia
Redação
Thaynara Fernandes

Integrantes do projeto Amigos da Alegria realizam ações nas enfermarias e corredores do 
Hospital Municipal de Barra do Garças imagem: Rafael Leite

Com um ano de atividade em visitação ao Hospital Municipal de Barra do Garças (MT), oferecendo conforto emocional aos pacientes, o Grupo “Amigos da Alegria”, iniciou no mês de setembro Campanha Solidária, para arrecadar brinquedos a serem doados às crianças na véspera do natal e adquirir fantasias para os integrantes do grupo de modo a ampliar a performance das atividades.

A Campanha de arrecadação dos brinquedos tem o objetivo de "levar alegria aos pequenos como também a magia das festas de fim de ano", diz o acadêmico de Enfermagem e bolsista do projeto, Marcos Vinicius Costa Santos.

Para a distribuição dos brinquedos, o grupo será auxiliado pela Pastoral da Criança, que os acompanharão nos bairros periféricos. No momento, a entrega de brinquedos está confirmada no Bairro Vila Maria e na Casa Crisálida, orfanato da cidade.

Atividades 

Formado pela comunidade externa, professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia,  o “Amigos da Alegria” coordenado pelo docente Elias Marcelino da Rocha, teve início em 2018, e atualmente conta com a atuação de 33 integrantes que reúnem todas as terças-feiras à noite para promover o trabalho, levando diversão aos pacientes da cidade.

 “O projeto busca levar alegria, humanização e harmonização do ambiente hospitalar, promovendo um tratamento mais eficaz e humanístico,” afirma Marcos Vinicius.

O grupo realiza também distribuição de cartas aos pacientes hospitalizados, como informa os organizadores. Nos próximos  dias o “Amigos da Alegria” disponibilizará uma caixa na Biblioteca da UFMT/CUA, na unidade de Barra do Garças, para que os interessados escrevam palavras positivas para serem entregues aos pacientes.

“Uma das sensações que eu tenho é a de ajudar o próximo. O projeto é acolhedor,” diz Elias Marcelino.

As atividades são importantes para a evolução dos pacientes, ressalta Marcos Vinicius. “Já são relatados os efeitos benéficos da musicoterapia e palhaço terapia (terapias do riso), na liberação de endorfinas que auxiliam de certa forma na melhora dos quadros clínicos desses pacientes, como também a humanização do atendimento prestado aos pacientes,” avalia.

Durante as apresentações são tocadas músicas que visam à interação do paciente, acompanhante e funcionários. “Mostramos que através da música nós podemos fazer muita coisa. Ela mexe com o nosso passado, presente e futuro”, diz o coordenador.

A fim de melhorar a qualidade das atividades o grupo comercializa rifas, no valor de 4 reais, com premiação de um par de bermuda e um baby doll, a ser sorteada no dia 21 de dezembro. O dinheiro arrecado servirá para compra de instrumentos para o grupo.

Contatos

Os recebimentos da Campanha Solidária serão feitos pelos telefones: (66) 99999-7287 de Elias Marcelino, (66) 99928-2512 de Marcos Vinicius, ou pelo próprio Instagram do projeto "Amigos da Alegria"