Curso de jornalismo da UFMT/CUA promove mostra de produções e comemora uma década de existência

Jornalismo

Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo
Luara Romão

Professora do curso de jornalismo da UFMT/CUA, Jociene Bianchini 
(a esquerda) expondo trabalhos de suas alunas na I Mostra do 
Curso realizada no ano passado - Imagem: arquivo Focaia
Curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) promove nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto a II Mostra do Curso, formação ética para a cidadania. No evento serão expostos trabalhos acadêmicos, produções científicas, produtos laboratoriais, além de comemoração dos 10 anos do curso na região do Araguaia.

Para o professor do curso de jornalismo e organizador do evento, Edson Luiz Spenthof, o objetivo da mostra étornar conhecidos, primeiro internamente, no curso, os projetos e trabalhos e produtos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do curso.”

A importância de eventos, segundo ele é tanto do curso de Jornalismo, quanto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o qual está o curso de graduação, para uma prestação de contas à sociedade. “É uma forma de sairmos dos nossos muros para mostrarmos à comunidade, que sustenta a universidade com os impostos, o que fazemos. Em resumo, fazer mostra para público interno é socializar conhecimentos,” destacou.

A recém ingressante no curso de jornalismo da universidade, Izadora Viana, diz que está com boas expectativas para mostra, o que seria, segundo ela, é uma maneira de “conhecer os trabalhos já feitos e quem sabe até me inspirar, e não distante disso também, socializar com outras pessoas e professores.”

Mostra externa

Nos dois primeiros dias da Mostra do curso será realizada na unidade universitária de Barra do Garças, no terceiro dia, quarta-feira (31), o evento será montado no Shopping da cidade mato-grossense, quando haverá exposição dos quatro curso do ICHS. As graduações de Geografia, Letras, Direito e Jornalismo farão exposição de trabalhos de pesquisa e projetos para a comunidade regional.

O jornalismo, como consta na programação, levará trabalhos produzidos em sala de aula e laboratórios, além de apresentação para os visitantes da dinâmica das atividades realizadas no curso.

Como propõe os organizadores, serão montados equipamentos que reproduzam uma emissora de rádio, câmaras de TVs e fotografia fazem parte do cenário a ser montado, com minilaboratório de redação e composição de estúdio de Cinema, de modo a demonstrar o ambiente da universidade para o aprendizado do jornalismo.

As atividades de exposição da história e rotinas do jornalismo serão realizadas pelos estudantes de jornalismo, com o apoio de professores de cursos.

Comemorações

Neste ano de 2019, o curso de jornalismo completa 10 anos de atividades no Campus Araguaia. No dia 1º de agosto a mostra será novamente realizada na UFMT/CUA e terá um dia comemorativo.

De acordo com Jorge Arlan, professor do curso de jornalismo da UFMT/CUA e um dos organizadores do evento “A programação no dia 1° é um dia festivo para comemorar essa característica do curso de ser um encontro de experiências, de muitas pessoas que vieram de muitos lugares, de estudantes, de professores, de técnicos e de egressos que retornam seus lugares”.

“Ao comemorar os 10 anos seria muito significativo cada um contasse um pouco de como é que viu esse grande encontro de experiências que envolve desde o conhecimento técnico aprendido, conhecimento teórico, a participação nas diversas atividades de projeto, pesquisa, extensão no ensino, também nos movimentos sociais que aqui aconteceram na universidade, na relação com a cidade” destaca Arlam.

Inscrições

O valor das inscrições será de R$ 5 para alunos da UFMT ou de outras universidades da região do Araguaia, e R$ 20 para professores e funcionários técnicos. Para se inscrever basta acessar site do evento, também serão feitas inscrições no local da II Mostra, no primeiro dia.