Mídias Sociais
Agência Focaia
Redação
Vasco Aguiar
Fotos: Reprodução
A
Universidade Federal de Mato Grosso, Campus
Araguaia, em Barra do Garças oferece no próximo sábado (01), às 13h30, o minicurso “Gestão estratégica e
comunicação em mídias sociais”. A atividade de extensão aborda conceitos e técnicas para utilização
eficiente de mídias sociais por empresas (lojas, prestadores de serviço, etc.),
órgãos e entidades públicas ou privadas, ONGs, estudantes e profissionais de
áreas como marketing, publicidade, comunicação e administração.
Segundo
o instrutor do minicurso, o jornalista e consultor Jhonatas Luis Pereira (foto abaixo), as
mídias sociais se tornaram poderosas ferramentas de comunicação e relacionamento.
Nesta perspectiva, é praticamente inconcebível que uma organização não esteja
presente nesses locais virtuais atualmente, sejam elas empresas privadas,
públicas ou ONGs.
Quando
se pensa em comunicação em mídias sociais é comum que, a primeira coisa que
venha à cabeça seja as
publicações nas redes como o Facebook ou Instagram. Certamente esses conteúdos
fazem parte do processo de interação entre as organizações e o público, mas é
preciso compreender que a comunicação nas mídias sociais é muito mais
abrangente.
“Não
basta publicar conteúdos aleatoriamente. As organizações que se comunicam bem
nas redes sociais precisam saber o melhor formato para determinada mensagem, ou
seja, se é em texto, som ou imagem.
Além
disso, elas também devem entender que existem momentos mais oportunos do que
outros para se comunicar nesses locais, além de avaliarem constantemente como o
conteúdo está sendo recebido pelo público”, explica o consultor.
Do mesmo
modo que acontece em outras mídias, como a TV ou rádio, por exemplo, a
comunicação nas redes sociais também deve ser pensada estrategicamente. O
consultor lembra que é comum encontrar organizações que entraram em crises de
imagem por conta de um posicionamento atrasado ou uma mensagem mal
transmitida.
“Dessa
forma, atuar estrategicamente nas mídias sociais é primordial para que os
objetivos possam ser alcançados e os ruídos na comunicação sejam amenizados. Em
se tratando de mídias sociais, todo cuidado é pouco”, alerta Pereira.
O minicurso “Estratégias de gestão e comunicação em mídias sociais” é promovido pelo projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia “TEIA: rede colaborativa de compartilhamento de saberes na universidade”, coordenado pelo professor Gesner Duarte Pádua.
O minicurso “Estratégias de gestão e comunicação em mídias sociais” é promovido pelo projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia “TEIA: rede colaborativa de compartilhamento de saberes na universidade”, coordenado pelo professor Gesner Duarte Pádua.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os
moradores da região. Os interessados podem se inscrever pela internet clicando AQUI.
Outras informações podem ser obtidas
na página do projeto TEIA no Facebook.