Minicurso realizado na UFMT/CUA ensina estratégias de gestão e comunicação em mídias sociais

Mídias Sociais 

Agência Focaia
Redação
Vasco Aguiar 
                                              Fotos: Reprodução


A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, em Barra do Garças oferece no próximo sábado (01), às 13h30, o minicurso “Gestão estratégica e comunicação em mídias sociais”. A atividade de extensão aborda conceitos e técnicas para utilização eficiente de mídias sociais por empresas (lojas, prestadores de serviço, etc.), órgãos e entidades públicas ou privadas, ONGs, estudantes e profissionais de áreas como marketing, publicidade, comunicação e administração.

Segundo o instrutor do minicurso, o jornalista e consultor Jhonatas Luis Pereira (foto abaixo), as mídias sociais se tornaram poderosas ferramentas de comunicação e relacionamento. Nesta perspectiva, é praticamente inconcebível que uma organização não esteja presente nesses locais virtuais atualmente, sejam elas empresas privadas, públicas ou ONGs.

Quando se pensa em comunicação em mídias sociais é comum que, a primeira coisa que venha à cabeça seja as publicações nas redes como o Facebook ou Instagram. Certamente esses conteúdos fazem parte do processo de interação entre as organizações e o público, mas é preciso compreender que a comunicação nas mídias sociais é muito mais abrangente.

“Não basta publicar conteúdos aleatoriamente. As organizações que se comunicam bem nas redes sociais precisam saber o melhor formato para determinada mensagem, ou seja, se é em texto, som ou imagem. 

Além disso, elas também devem entender que existem momentos mais oportunos do que outros para se comunicar nesses locais, além de avaliarem constantemente como o conteúdo está sendo recebido pelo público”, explica o consultor.

Do mesmo modo que acontece em outras mídias, como a TV ou rádio, por exemplo, a comunicação nas redes sociais também deve ser pensada estrategicamente. O consultor lembra que é comum encontrar organizações que entraram em crises de imagem por conta de um posicionamento atrasado ou uma mensagem mal transmitida. 

“Dessa forma, atuar estrategicamente nas mídias sociais é primordial para que os objetivos possam ser alcançados e os ruídos na comunicação sejam amenizados. Em se tratando de mídias sociais, todo cuidado é pouco”, alerta Pereira.

O minicurso “Estratégias de gestão e comunicação em mídias sociais” é promovido pelo projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia “TEIA: rede colaborativa de compartilhamento de saberes na universidade”, coordenado pelo professor Gesner Duarte Pádua. 

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os moradores da região. Os interessados podem se inscrever pela internet clicando AQUI.  

Outras informações podem ser obtidas na página do projeto TEIA no Facebook.