Submissão de resumos da VIII Semana Científica foi prorrogado para esta terça-feira

Evento

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira


                       Foto: Vasco Aguiar                  
Rosaline Rocha Lunardi, gerente de pesquisa e pós-graduação da UFMT/CUA, e uma das organizadoras da VIII Semana Científica

A VIII Semana Científica da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) prorrogou o prazo para submissão de resumos. A data limite que encerrava no último domingo (14), foi estendida até amanhã (16). Segundo a organização do evento, a prorrogação se deu por motivos técnicos na plataforma de submissão. Para não prejudicar os trabalhos, o prazo foi prorrogado.

De acordo com a gerente de pesquisa e pós-graduação da UFMT/CUA, Rosaline Rocha Lunardi, a estimativa é de receber 300 resumos, no entanto, apenas 178 foram submetidos até o momento. Para a avaliação dos trabalhos enviados, o prazo encerra no dia 09 de novembro.

A VIII Semana Científica vai acontecer nos dias 27 a 30 de novembro. A novidade nessa edição é a inclusão de minicursos, porém, segundo Lunardi, a programação não foi completamente fechada.

A gerente ainda destaca que os objetivos do evento são a divulgação científica para comunidade em geral, “para que todos conheçam o que a universidade tem produzido de conhecimento, tanto na pesquisa, quanto no ensino, na extensão e demais atividades realizadas”. 

Acrescenta que a  participação dos estudantes em eventos científicos, “é uma forma dos acadêmicos se familiarizar com a apresentação dos seus trabalhos. Os resultados, ao mesmo que divulga, permite o aprendizado de como se faz a divulgação científica daquilo que é produzido na universidade”, destaca.

De acordo com Lunardi, os alunos bolsistas de projetos de iniciação científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e extensão da universidade, tem a obrigatoriedade de submeter seus resumos na semana científica. “O edital do evento prevê a apresentação dos resultados parciais ou finais nesses eventos locais, tanto no Campus Araguaia, quanto em Cuiabá”, relata.

Ela ainda cita que para o aluno que não submete, o prejuízo maior é a não apresentação de resultados do trabalho exercido. Já o professor orientador fica em débito com as Pró-Reitorias de Extensão, o mesmo ocorre para o docente da Pesquisa de Graduação, “porque é obrigatória a apresentação dos projetos”.

Lunardi diz que a não participação na Semana Ciência, com resultados dos trabalhos acadêmicos, acarreta na perda de bolsas dos projetos nos próximos editais.

Para mais informações, como programação e os resumos submetidos, acesse o site da VIII Semana Científica.

Comentários