Com início hoje na UFMT Araguaia, Workshop reúne grupos de pesquisa do Vale do Araguaia

Evento

Agência Focaia
Reportagem
Adailson Pereira

Foto: Vasco Aguiar                                                                                                                                   
O Grupo de pesquisa Limiar da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, (UFMT/CUA), promove nesta quarta-feira (3), o “Workshop estudos de linguagem, o sujeito do presente”. O evento acadêmico será dividido em três módulos, sendo que este primeiro se encerra nesta sexta-feira (3), e o restante ocorre nos meses de novembro e dezembro deste ano, na unidade de Barra do Garças.

O objetivo do Workshop é fortalecer o diálogo entre grupos de professores e estudantes e seus diferentes objetos, referenciais teóricos e metodologias de análise nas áreas de Linguística, Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

De acordo com o professor do curso de Jornalismo e um dos líderes do projeto Limiar, Deyvisson Costa (foto a cima), o evento surgiu através da discussão com os demais membros de pesquisa em linguagem sobre a leitura e a constituição do sujeito de Michel Foucault. "A professora Cristina Araújo  (uma das líderes e organizadora) me ligou falando da necessidade de organizar um evento que congregasse as atividades do grupo, então surgiu a ideia de fazer uma discussão sobre o sujeito", revela o professor. 

Costa cita que o evento foi submetido no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso  (Fapemat) para ser viabilizado. "O edital tinha como preocupação a inovação, por isso foi dividido em três módulos, se fosse feito em uma única semana, seria muito denso e difícil". O professor ainda diz que as datas diferenciadas possibilitou fazer uma programação diferente, como conferência, encontros com os grupos de pesquisas, mostra cultural, entre outros.

Participação 

As inscrições para submeter trabalhos foram prorrogadas, porém encerraram-se no último dia 23 de setembro. Costa diz que a prorrogação foi feita para que houvesse os encontros com os demais grupos de pesquisa da universidade.

"Todos os professores que têm grupos de pesquisa foram convidados a submeterem o trabalho de apresentação, no intuito de todos saberem das pesquisas que são desenvolvidas no campus", analisa.

Costa ainda relata que nas inscrições houve muita procura de estudantes de outros cursos, como Direito e Geografia, mas que Letras e Jornalismo foram a maioria. Ele ainda diz que professores da rede básica de ensino, acadêmicos das faculdades Univar e Cathedral também fizeram inscrição para participar do workshop. 

Entre os destaques da programação está a doutora em Linguística e Língua Portuguesa, Kátia Menezes de Sousa, professora aposentada da Universidade Federal de Goiás  (UFG), e atualmente está vinculada como docente visitante na Universidade Federal de Uberlândia  (UFU). Na sexta-feira  (5), às 19h, Sousa ministra a conferência e constituição discursiva do sujeito. 

 Limiar

Atualmente, segundo Costa, o grupo Limiar é composto por três professores  (Deyvisson Costa, Cristina Araújo e Augusto Bozz) e aproximadamente 10 alunos dos cursos de Letras e Jornalismo. Destes, dois são bolsistas de iniciação científica vinculado ao grupo de pesquisa. 

Entre as linhas de pesquisa estão a Subjetivação e mídias sociais por uma ética do cuidado de si, Michel Foucault e, a ética do cuidado de si: um estudo hermenêutico da temporalização, da professora Cristina Araújo. Deyvisson Costa pesquisa a ciência e comunicação: dispositivos de divulgação científica na tecnociência.


Nas publicações está em destaque o artigo a mulher nas propagandas de cerveja: uma análise referencial publicado na revista da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, UFGD de Dourados (MS) de Cristina Araújo em 2017. Além do artigo escrito por Costa e Bozz, "corpo e discurso a noção de biopoder em Michel Foucault", publicado em 2011 na Revista Panorâmica Multidisciplinar da UFMT de Barra do Garças.

Para mais informações como a programação completa e inscrição, acesse o site do evento. 

Serviço 

Programação de quarta-feira (3) 

Módulo 1
14h30 às 17h30
Minicurso - História da loucura
Professor Eduardo Sugizaki

19h
Conferência de abertura: o sujeito e o poder - Nietzsche, Freud e Foucault 
Prof. Eduardo Sugizaki

Comentários