Jornalismo da UFMT/CUA é um dos representantes do Centro-Oeste em congresso nacional realizado na cidade de Joinville (SC)

Congresso

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira


                     Foto: Arquivo Pessoal
João Pedro Donadel em apresentação de trabalho de fotojornalismo na Expocom realizado em Joinville, SC. O acadêmico representou a região Centro-Oeste em sua categoria


A Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em Joinville (SC) foi sede da 41° edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), etapa nacional, entre os dias 02 a 08 de setembro. O tema deste ano foi desigualdades, gêneros e comunicação. Para o próximo ano, a organização do evento decidiu sediar o congresso em Belém (PA).

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), participa do Intercom nacional desde 2012. No período entre 2012 a 2018 foram 16 trabalhos apresentados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), além de artigos apresentados nos grupos de pesquisas e no Intercom Jr.

Esse ano, o Campus Araguaia teve três trabalhos selecionados para o congresso nacional: “Negócio informal em Barra do Garças: os coadjuvantes do comércio”, de Suzana Rosa Ataíde da Conceição, na categoria produção em fotojornalismo; Jornal mural “Sempre atenta: a saúde da mulher” de Rafael Vasconcelos de Aguiar.

Nos Grupos de Pesquisas (GP) o professor de Jornalismo Antonio S. Silva apresentou artigo na Divisão Temática (DT) América latina, mídia, cultura  e tecnologias digitais, com o título, “As ilhas latino-americanas no jornalismo brasileiro: disputa dos narradores sobre política e cultura da Argentina na hegemonia narrativa de Veja”.

Troca de experiência

O acadêmico João Pedro Donadel (foto acima) foi o representante do seu grupo no trabalho de produção em fotojornalismo. Segundo ele, uma das principais importâncias tanto o Intercom regional quanto o nacional é a troca de experiências, fazendo com que , “a comunicação no Brasil esteja interligada e em conjunto, para uma melhora no país”, ressalta.

Donadel ainda cita que participar de um congresso representando, não apenas seu campus, mas sua cidade, seu estado e a região Centro-oeste  é muito gratificante. “Espero poder vir em outras oportunidades, conhecer novas cidades e conseguir fazer um intercâmbio de ideias, que o congresso me proporciona”, finaliza.