Cineclube Roncador exibe mostra de filmes da América Latina na UFMT de Barra do Garças

Cinema

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira

     Foto: Adailson Pereira
    Do lado esquerdo para o direito os professores, Diego Baraldi, representando o Cineclube Coxiponés da UMFT/Cuiabá, Gilson Costa da UFMT/CUA e Magno Silvestri do curso de Geografia


O Cineclube Roncador da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) promoveu na tarde desta quarta-feira (11), a exibição de curtas-metragens que foram premiados na 16° Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (MAUAL), realizado ano passado em Cuiabá.

A exibição de filmes foi no auditório 224, da UFMT em Barra do Garças, às 14h. O público presente era de aproximadamente 35 pessoas. Além da mostra, o cineclube promoveu a mesa redonda com os professores e especialistas em cinema, Diego Baraldi, representante do Cineclube Coxiponés da UFMT/Cuiabá, Gilson Costa, do curso de Jornalismo da UFMT/CUA e Magno Silvestri, um dos precursores do Cineclube Roncador.

Os professores debateram o processo de produção de filmes e os curtas exibidos na mostra audiovisual do MAUAL. Segundo o professor Gilson Costa, a mesa redonda  procurou oferecer um panorama geral dos filmes produzidos por estudantes da América Latina. “Tratam-se de produções que buscam caminhos alternativos em relação às grandes produções cinematográficas, realizados com poucos recursos e muitas vezes sem apoio governamental”, enfatizando a importância do debate para a comunidade acadêmica.

Os filmes exibidos foram: O preço da verdade (Wallace Magalhães), Leonina (Rodolfo Luiz), Meu Rio Vermelho (Rafael Irineu), Bala perdida (Luiz Marchetti), A flor da fruta (Muxfeldt Júnior) e Filhos da lua na terra do sol (Daniele Bertolini).


Fonte: Cineclube Roncador