Mesmo com queda no orçamento, FICA se mantém como o maior festival de cinema ambiental da América Latina

Cultura

Agência Focaia
Reportagem
Adailson Pereira


      Fotos: Adailson Pereira/ Vasco Aguiar
    Cine Teatro São Joaquim, local onde os cineastas vencedores receberam a premiação do FICA 2018

O 20° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), terminou neste último domingo (10), na Cidade de Goiás, GO. Para o evento foram inscritos 355 filmes, sendo 199 estrangeiros e 156 brasileiros, destes apenas 21 foram selecionados para a Mostra Competitiva.

O FICA é promovido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte. Segundo o secretário da Seduce, Marcos das Neves, a verba destinada para a realização do festival, este ano, foi de dois milhões de reais. 

“Neste investimento estão inclusos estrutura, hospedagem, passagens dos convidados, alimentação e premiação dos vencedores, que foi de 280 mil reais. Considero que essa verba se reverteu de maior sucesso e retorno, era o que o governo esperava”, analisa o secretário.

Segundo o departamento de Credenciação, Coordenação de imprensa, Transporte e Logística do FICA, nesta edição, aproximadamente 700 pessoas foram credenciadas, sendo cineastas, convidados e jornalistas. 

De acordo com a organização, cerca de seis mil visitantes passaram pelas salas de cinema, mesas de meio ambiente (de cinema e oficinas) e minicursos. No entanto, o número foi inferior, se comparado com os dados apresentados pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) referente ao FICA de 2017, no qual estiveram presentes 11 mil pessoas.

Público

A queda do número de turistas foi sentida no comércio da antiga capital do Estado. A comerciante Bruna Vieira atua no ramo de artesanato e confecções, há dez anos, diz que as primeiras edições do festival foram mais lucrativas. “Apesar da mostra de cinema ser o carro chefe do evento, são os shows musicais que atraem o público para a Cidade de Goiás”, afirma Vieira.

Para um dos produtores do FICA, Paulo Pessoa, o festival retomou suas raízes, que é o cinema e meio ambiente. “Antes tínhamos um show nacional a cada dia do festival, hoje temos apenas um em todo o FICA”, revela o produtor. Ele ainda diz que as atrações musicais se tornaram um evento paralelo ao festival, por isso, houve necessidade de voltar às origens deixando o cinema em primeiro plano.


O produtor relata que apesar da queda do número de turistas, o evento deste ano recebeu nos seis dias, incluindo o show nacional, cerca de 30 mil pessoas. 

Para o superintendente de ação cultural da Seduce, Nasr Nagib Fayad Chaul (foto ao lado) o FICA fez com que duas das três universidades residentes na Cidade de Goiás implantassem o curso de Cinema em suas instituições.

Em relação ao público, Chaul relata que não se preocupa com a quantidade de turistas, “isso não traz benefícios para o festival, pode trazer para o comércio apenas”, afirma. O superintendente revela que o público presente não foi o maior, fazendo referência às outras edições, porém, cita que a qualidade foi a melhor.

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma de Oliveira Bastos (PT) relata que o município já se apropriou do FICA. “Eu percebi a participação ativa dos habitantes da cidade, e isso é importante para o evento”, diz. Sobre os investimentos do município, a prefeita cita a logística com hospedagem e alimentação para os participantes.

Personalidades

Como em edições anteriores, vários artistas participaram da 20° edição do FICA. Entre eles, a atriz Bruna Linzmeyer e o jornalista ambiental André Trigueiro. A atriz participou de uma mesa de cinema juntamente com as cineastas Laís Bondanzky e Susana Lira, para o debate sobre a trajetória das mulheres no cinema. Já André Trigueiro foi mediador do debate "A nova espiritualidade".

Outro destaque do festival é a Praça do Coreto (foto ao lado). No local, vários shows regionais atraiam centenas de pessoas. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas próximos à praça traziam comodidade aos turistas. Para finalizar, o secretário da Seduce, Marcos das Neves se diz satisfeito e realizado por mais um festival.