Cineclube Roncador exibe e debate, na Academia de Letras de Barra do Garças (MT), filme sobre a terceira idade


Cinema

Agência Focaia
Redação
Vasco Aguiar

                               Reprodução
Protagonizado pela atriz Magali Biff, o filme "Pela Janela" retrata as incertezas da terceira idade.

O Cineclube Roncador em parceria com a Academia de Letras de Barra do Garças (MT), apresenta nesta terça-feira (19), o filme “Pela Janela”, dirigido pela cineasta Caroline Leone. Após a exibição do longa-metragem, na academia de letras da cidade, às 19h, a psicóloga Nelia Márcia Sobrinho, irá discutir com o público presente os temas mostrados na película.

A mostra de cinema faz parte de atividade realizada por professores e estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA), pertencente a um projeto de extensão universitária do campus. Neste trabalho, são exibidos filmes de cunho social, dentro e fora da universidade, com o objetivo de levar conteúdo audiovisual à comunidade e propor a discussão de temas de interesse público.

Rosália tem 65 anos, é chefe de produção em uma fábrica de reatores de lâmpadas, e de repente, vê-se sem emprego. Este é o ponto de partida do filme dirigido por Leone. A narrativa apresenta esta senhora, já na terceira idade, se sentindo sem função na vida, e por esta razão decide seguir novos caminhos.

A coordenadora do Cineclube Roncador, Jociene Carla Bianchini, explica o que motivou a escolha deste filme para ser apresentado na sessão desta terça-feira. “O Cineclube trabalha com temas sociais e um dos assuntos que queríamos tratar é a questão do idoso”. Bianchini acredita que exibir material audiovisual sobre esta temática é “uma oportunidade de discutir e refletir sobre as adversidades que a terceira idade traz”, afirma.

Serviço

Dia: 19 de junho
Horário: 19h00
Local: Academia de Letras de Barra do Garças
Endereço: Rua Simião Arraya, 354, Centro