Acadêmicos da UFMT lançam primeira edição de jornal mural 'Se liga', na Escola Irmã Diva Pimentel

Projeto de extensão

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira


     Foto: Adailson Pereira
Acadêmicos do curso de jornalismo e estudantes da Escola Irmã Diva Pimentel, comemoram a primeira publicação do jornal mural escolar


Inaugurado nesta segunda-feira (4), na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, localizada no Bairro Santo Antônio, em Barra do Garças, MT, a primeira edição do jornal mural "Se Liga". O tema abordado pelos estudantes do 1° ano A, do ensino médio, foi “as redes sociais no âmbito escolar”. O jornal mural faz parte de um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA).

Coordenado pela professora do curso, Jociene Carla Bianchini Ferreira, o projeto Educomunicação, conta com nove estudantes voluntários e um bolsista. E tem por objetivo a produção impressa e digital de um jornal mural, com alunos do ensino médio da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel. De acordo com o projeto, o jornal elaborado em oficinas é um espaço para que os alunos expressem seus conflitos e interesses, levando à percepção do mundo em que vivem.

O projeto é ministrado em aulas teóricas e práticas coordenadas por estudantes de jornalismo voluntários e bolsistas visando a elaboração de matérias que abordem temas selecionados pelos alunos da escola. Com destaque para o próprio ambiente escolar e os fatores externos que influenciam o seu cotidiano. O trabalho objetiva também contribuir para a melhora da leitura e produção textual dos estudantes. 

Para Ferreira, o jornal mural é importante, pois trata de um projeto não só da área da educomunicação, mas também uma questão social. “Pelo jornal mural, os alunos de uma escola estadual aprendem noções de fotografia, diagramação e aulas de planejamento visual para confecção do mural”, analisa.

A estudante do 1° ano da escola e participante do projeto, Rafaella Gonçalves relata que a experiência adquirida foi boa, diferente de tudo que tinha feito na escola. “No começo achei que não iria gostar, mas gostei e muito”. 

Já a coordenadora pedagógica da Escola Irmã Diva Pimentel, Irene Montalvão, diz que trabalhar com mídias na escola ajuda os estudantes a analisar e refletir, não somente a educação, mas também a sociedade. “A partir das mídias que o indivíduo interage com mundo e as questões que estão ao seu redor, tornando uma pessoa crítica e com opinião própria”, revela.


Para o diretor da escola José Arimathéia, o projeto Educomunicação ajuda no ensino e aprendizagem dos alunos.


O jornal traz reportagens, entrevistas, curiosidades, charges, entre outras coisas. A publicação do "Se liga" na escola será mensalmente. O próximo tema definido é “Copa do Mundo”.