Torneio de Futsal realizado, neste sábado, propõe interação entre atléticas dos cursos superiores, de Barra do Garças em MT

Jogos universitários

Agência Focaia 
Redação 
Adailson Pereira
                                  

                                  Foto: Divulgação

A interação entre pessoas é uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. É a partir desta interação que os seres humanos desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e criando redes de relações, que resultam em comportamentos de socialização. Pensando nisso, com o intuito de interagir com as demais instituições de ensino superior de Barra do Garças (MT), que a Atlética Arcada, do curso de Odontologia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar), promove no próximo sábado a 1° Taça Inter Atlética de Futsal.

O torneio será realizado no complexo esportivo da Escola Interativa Coopema, Bairro Cristino Cortes. A abertura dos jogos está programada para às 13h, neste sábado (21). No total 12 atléticas confirmaram presença na 1° taça de futsal e as inscrições encerraram no último dia 31 de março. Segundo Júnior, a procura foi grande que tiveram que limitar as equipes, já que trata apenas de um dia de competição.

Na disputa, serão formados quatro grupos com três atléticas. O melhor de cada grupo passa para as semifinais do torneio e, os vencedores das semi disputam a final da competição. A atlética campeã leva o troféu e uma quantia em dinheiro de 400 reais. Para as pessoas que não vão participar dos jogos, o valor cobrado do ingresso vai ser de cinco reais, sujeito a alteração por parte da organização do torneio.

De acordo com um dos organizadores e diretor de esportes da atlética Arcada, José Itamar Paes Ananias Júnior, a interação entre as atléticas da cidade cria uma rivalidade saudável. “Geralmente os cursos da UFMT jogam apenas com os demais cursos da universidade, assim como acontece com a Univar e Cathedral. Não existe uma interação e, cada instituição fica fechada entre si”, analisa o organizador.

Ele avalia que, para promover o torneio, vão ser gastos aproximadamente R$ 3 mil. Júnior diz que as despesas serão pagas com dinheiro de caixa da Atlética Arcada, mas que receberam patrocínio de materiais esportivos dos vereadores de Barra do Garças, Murilo Valoes (PRB) e Celson Sousa (PV).

O presidente da atlética Radioativa do curso de Jornalismo da UFMT/CUA, João Pedro Donadel acredita que a faculdade não é apenas dentro da sala de aula e, que a vivência e contatos que fazem durante a academia pode servir para toda a vida. “Os jogos interligam atléticas de vários cursos das faculdades da cidade, isso faz com que essa vivência seja maior que dentro da universidade”, analisa. Ele ainda diz que os jogos dão uma pausa no ritmo de estudos que tem na instituição.

Por instituição, as atléticas participantes serão: 
Univar: Animália (Medicina Veterinária), Deméter (Agronomia), Analíticos (Administração) e Arcada (Odontologia). 
UFMT: Atômica (Química), Pedreira (Eng. Civil), Radioativa (Jornalismo), Tectônica (Geografia) e Tatugirando (Agronomia). 
Cathedral: Gestônica (Gestão de pessoas), Doutrinarius (Direito) e Pilantra (Eng. Civil). 

Serviço 
Entrada: 5 reais (sujeito a alteração)
Data: 21/04, Escola Coopema;
Atrações: Cheerleaders Hipertensas, Grupo de dança Ballering + Cheerleaders Demolidoras;
Liberada a entrada de bebidas;

Mais informações: 
Hollavio: (66) 98437-4785 
Lucas: (66) 99662-3598
Itamar: (66) 98466-2947