Jornalismo UFMT Araguaia promove nesta semana I Mostra do curso, com apresentação de trabalhos acadêmicos e debate sobre política. 

Acadêmico

Agência Focaia
Redação
Barbara Argolo

                                                                                         Foto: divulgação
O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) realiza evento com o objetivo de debater sobre os projetos desenvolvidos pelos estudantes de graduação, como produções e pesquisa concluídos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC). A I Mostra do Curso de Jornalismo tem início amanhã (12), com encerramento na quarta-feira (14). 

A atividade acadêmica será promovida em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJA). Conforme os organizadores, a Mostra tem como objetivo reunir acadêmicos e profissionais da área de Comunicação, além de Ciências Humanas e Sociais.

Segundo um dos estudantes da organização do evento, Lucas de Freitas, os alunos e egressos do curso de Jornalismo da UFMT/CUA farão apresentações dos trabalhos premiados e eventos regionais e nacionais e receberão um certificado de reconhecimento pelo resultado alcançado.

No último dia da Mostra será realizada Mesa Redonda com debate sobre a temática política, de modo a evidenciar o momento atual, vivido pela república brasileira, depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff, denúncias de corrupção envolvendo parlamentares e a posse do vice-presidente, Michel Temer, que convive com alta impopularidade. 

Conforme o professor Jorge Arlan, um dos participantes da mesa “vivemos tempos preocupantes no cenário político brasileiro, em que uma plutocracia (elite corrupta que governa pelo poder do dinheiro) promove o entreguismo do país e destrói os pilares de uma perspectiva democrática. Impõe, sem nenhuma legitimidade, um projeto político que faz desaparecer o papel social do estado, privatizando-o inteiramente, desqualificando tudo aquilo que tem caráter público. É hora da sociedade entender isso, mobilizar-se e reagir” acrescentou.

Para a presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJA), Julia Silva de Oliveira, o evento é importante para os alunos do curso tenham contato com Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e possam conhecer as linhas de pesquisas dos professores orientadores, e acrescentou “que o debate também será importante para esclarecermos o momento político que o país vive uma vez que dispomos no curso de professores com amplos conhecimentos políticos”,

Inscrições

O valor da inscrição é R$ 10,00 para acadêmicos e R$ 20,00 para professores, com carga horária é de 20 horas para os estudantes, como forma de melhorar o seu currículo acadêmico e exigência para obtenção do título de graduação. As inscrições devem ser realizadas através de contatos telefônicos ou ainda no bloco de jornalismo, na unidade universitária de Barra do Garças (MT), no período noturno (19h às 22h).

Na quarta-feira (13) será organizada pelos professores orientadores apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de graduação de Jornalismo da UFTM/CUA. Cada professor e aluno terão 20 minutos para exposição do trabalho e não será necessário realizar inscrição.

Programação

12/12 - Terça-feira
- Mostra de trabalhos do curso premiados em 2017;
- Entrega de certificado de reconhecimento aos premiados em anos anteriores;

13/12 - quarta-feira
- Mostra dos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Jornalismo/CUA;


14/12 - quinta-feira
- Debate: República em crise: O que esperar da atual conjuntura política brasileira?

Contatos para inscrição
Neiriane: (66) 9 9201-1737
Layra: (66) 9 9944-6810
Suzana: (62) 9 8101-8430