O canto no contexto educacional é tema da última palestra do Projeto Lance Sua Voz

Evento Acadêmico

Agencia Focaia
Redação
Vasco Aguiar

   Foto: Ilustração

 
O Projeto de Extensão "Lance Sua Voz: saúde e perfil vocal", da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), realiza na próxima terça-feira (7), a última palestra do ano. O tema escolhido foi “Voz e Música: um instrumento dentro do seu corpo. Como utilizar o canto no contexto educacional?", ministrada pelo Professor Welligton Soares, graduado em Música pela Universidade de Brasília, com especialização em música também pela UnB, na temática Práticas Musicais em Contextos Educacionais. 

Soares (foto abaixo) diz estar ansioso para falar sobre este tema, e afirma que a música gera uma expectativa em todas as áreas em que se aplica. Segundo ele, seu objetivo é contribuir para uma educação saudável, tanto física quanto cultural. O professor acredita que o canto pode colaborar no contexto educacional. “A preservação da voz, ou o bom uso dela, é uma fonte de pesquisa e cuidados para profissionais da área da educação. Juntar isso com música, sem dúvidas é bem desafiador”, conclui.

O projeto
                                                                                
O “Lance Sua Voz” teve como objetivo orientar e acompanhar os profissionais da educação quanto aos fatores que atuam de maneira prejudicial ou favorável à voz, propondo um programa de saúde vocal. A organização esteve a cargo da Professora e Coordenadora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Lennie Aryete Bertoque e da Fonoaudióloga Beatrice Lacerda Costa Leal.

A iniciativa do projeto, segundo Leal, surgiu a partir das reclamações de profissionais da universidade e os de fora dela. “Ouvimos relatos de professores da instituição e outros serviços públicos sobre dificuldades em manter a voz por um período maior”. Por isso, como ressalta, é necessário atender a demanda e orientá-los da melhor maneira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: lancesuavoz@gmail.com disponibilizando as seguintes informações: Nome completo, telefone de contato e o vínculo. Se for estudante de graduação, informar o curso, a instituição e o número de matrícula; profissional da saúde ou outra área, informar a instituição e a função, por exemplo, (professor, coordenador entre outras).

Serviço:

Dia: 7 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cinema I – UFMT Barra do Garças