Curso de Letras da  UFMT/CUA oferece aulas extracurriculares de língua portuguesa para estudantes da graduação do Campus

Formação Acadêmica

Agência Focaia
Redação
Barbara Argolo

   Foto - Eloína Casas
Alunos do Programa de Tutoria em Linguagem realizam atividades durante aula


O curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), promove o programa de Tutoria de linguagem. O trabalho é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEQ). O projeto visa oferecer aos estudantes de graduação aulas de língua portuguesa, clube de leitura associado ao tema literaturas Africanas e Afro-brasileira e visa atender os alunos das unidades I e II do Campus Araguaia. 

O programa tem como responsável a Professora Marinete Luzia Francisca de Souza e será ministrado por estudantes tutores, que trabalham com o propósito de sanar, ao final, problemas de língua portuguesa, com atividades de leitura e produção de texto.

De acordo com a estudante do 6º semestre do curso de Letras, Eloína Casas, Estudante tutora do programa, o projeto já está sendo "realizado a algum tempo com outras propostas. Atendemos com duas turmas os alunos, em sua maioria dos cursos de educação física, geografia e jornalismo, aprimorem as competências gramaticais e de argumentação oral e escrita através de textos e dinâmicas" (em sala de aula).

O programa conta com quatro turmas, distribuídas da seguinte forma: Leitura e Produção de Textos, às quintas-feiras das 16h30 às 18h30 no laboratório de linguagens e leitura e fruição de obras literárias e artísticas, às terças-feiras das 09h 30 às 10h30 e das 17h30 às 18h30.

As turmas contarão com o máximo de 20 alunos cada, sendo coordenadas por 4 alunos tutores presentes nas aulas. As atividade iniciaram na quinta-feira (26), mas ainda há vagas a serem preenchidas.

Os estudantes participantes terão direito à certificação com 70 horas complementares ao final do programa, como forma de ampliar o currículo acadêmico e atender exigência da universidade para concluir a graduação.

Serviços:

Os interessados deverão entrar em contato com as alunas tutoras, nos telefones informados abaixo:

Eloína: (66) 9 9231-0485
Danielle: (66) 9 9241-2548
Barbara: (66) 9 9205-7150
Isadora: (66) 9 9234-3649