Docentes e acadêmicos se reúnem para debater propostas para a I Mostra Sustentável, na UFMT Araguaia

Evento
Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira

     Fotos: Adailson Pereira
Durante a renião, Ana Paula Socco, Daniel Guimarães e Lennie Bertoque 
debatem propostas para o evento do ICHS


O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) na sala de multimeios, recebeu na última quarta-feira (2),  docentes e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), para tratar do próximo evento do ICHS InterAtivo. Na discussão a “Ecologia, política e reapropriação social da natureza: alternativas e desenvolvimento sustentável”, como tema do próximo evento, que está em sua quarta edição.

O ICHS InterAtivo este ano está programado para ser realizado no segundo semestre letivo, ainda sem data marcada. Como destaca a diretora do instituto de humanas, Lennie Bertoque, desta vez terá parceria do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), além do projeto Sensibiliza UFMT Araguaia, coordenado pelo professor do curso de Matemática da instituição, Daniel Silveira Guimarães.

Dentro do ICHS InterAtivo, Guimarães sugeriu que fosse feita uma mostra de projetos da universidade com ênfase na sustentabilidade. Dentre eles, professores e estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Química (ICET); Biomedicina e Farmácia (ICBS); Jornalismo (ICHS) expuseram projetos que poderiam contribuir para o evento.

Palestras, oficinas e exposições de trabalhos, como reutilização de materiais descartáveis, proposto por docentes do curso de Matemática, Admur Pamblona e Wanderleya Costa
 agradou a diretora do ICHS. O professor de Agronomia, Glauco Vieira de Oliveira, presente na reunião disse poder ajudar com o sistema agroflorestal, contribuindo para o plantio de árvores na universidade.

Docente do curso de Química, Ana Paula Socco enfatiza sua disposição de ajudar com palestras sobre a compostagem, um processo biológico de valorização da matéria orgânica, podendo ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Sugestões como a Farmácia Básica, coordenada pelo professor Wilsione José Carneiro, também foi pautada para estar presente no ICHS InterAtivo.

Professora do curso de Biomedicina, Fabiana Morandi, propôs para o evento o combate ao mosquito Aedes Aegypti dentro do campus, um projeto que desenvolve em conjunto com a Unemat de Tangará da Serra. O docente Jackson Resende do curso de Química apresentou projeto que visa o tratamento e reutilização dos resíduos da construção civil, trabalho desenvolvido com acadêmicos de Engenharia Civil. Por fim, a professora do curso de Jornalismo e coordenadora do Cine Clube Roncador, Patrícia Kolling dispôs a apresentar filmes sobre a temática proposta para o evento

O professor Daniel Guimarães destaca que os projetos propostos para o evento têm como ênfase a educação ambiental, uma forma de sensibilizar os acadêmicos. Ele observa que a parceria com o ICHS InterAtivo se deu naturalmente, e relata que a integração do tema apresentado é coerente com o trabalho que coordena na universidade.