Graduandos da UFMT participam de processo seletivo para Programa de Assistência Estudantil da PRAE/SAE

Vida acadêmica


Agência Focaia
Reportagem
Geovanna Santos

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece aos estudantes de graduação auxílio financeiro para permanência dos universitários nos Campus da instituição. No dia 15 de maio de 2017 foi publicado o edital para seleção de estudantes de graduação presencial para o Programa de Assistência Estudantil da PRAE/SAE. O resultado preliminar foi publicado dia 18 de julho com prazo para pedido de Recurso (via protocolo) entre os dias 19 à 21 de julho. O resultado final será publicado no dia 11 de agosto e os alunos aprovados deverão entregar seus dados bancários e o Termo de Compromisso na SAE/PRAE de 14 à 16 de agosto.

O preenchimento online do formulário socioeconômico foi realizado entre os dias 18 e 30 de maio, através do site da universidade.

Os estudantes se inscreveram para auxílios em quatro modalidades: Auxílio Permanência, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia para todos os Campus da UFMT. Para os Campus Cuiabá e Rondonópolis os universitários poderiam receber auxílio Moradia Estudantil na Casa do Estudante Universitário (CEU).

O Auxílio Permanência, conforme nota publicada pelo Programa de Assistência Estudantil (PRAE), no site da instituição, objetiva reduzir as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Auxílio Alimentação objetiva dar apoio aos estudantes de baixa renda para sua permanência na Universidade, por meio de repasse mensal do valor correspondente ao almoço e jantar no Restaurante Universitário.

A modalidade de Auxílio Moradia, de acordo com a PRAE, tem como objetivo recurso financeiro voltado exclusivamente para Moradia Estudantil, nos Campi que não possuem a CEU, como é o caso do campus de Cuiabá e Rondonópolis, cujas famílias residem fora do município-sede da Universidade.