Intercom comemora 40 anos nos eventos regionais e a UFMT sedia o congresso de comunicação do centro-oeste na próxima semana

Congresso de comunicação


Focaia
Reportagem
Suzana Ataíde

Geovanna Moraes



No ano em que a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) completa quatro décadas, os congressos em todas as regiões do país promovem amplo debate sobre a comunicação midiática no Brasil e América Latina, incluindo como tema sua própria história. No centro-oeste não será diferente e este ano o Intercom na região, considerado o maior congresso regional de comunicação, acontecerá na Universidade Federal do Mato Grosso, no Campus de Cuiabá (UFMT), entre os dias 12 e 14 de junho.

Na programação, entre os temas a serem discutidos durante o evento estão: Economia Criativa - empreendedorismo, inovação e empregabilidade na comunicação; A mulher na comunicação: o desafio das profissionais no mercado de trabalho; Intercom 40 anos e a institucionalização da pesquisa em Comunicação no Centro-Oeste.

Durante os três dias de congresso haverá apresentações de trabalhos e pesquisas, concorrendo a premiações em diferentes níveis, Intercom Júnior para estudantes de graduação e recém-graduados, além do Expocom, com Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, o qual realiza premiação aos melhores trabalhos produzidos nas atividades acadêmicas.

Campus Araguaia

O estudantes da UFMT, Campos Universitário Araguaia (CUA), levará alguns trabalhos para o evento. Entre eles está a “Revista Entrelinhas: uma proposta de leitura para leitores”, da estudante Ana Carolina Custódio e Andreza Dias, recém-graduadas no curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo. “Optamos em fazer um produto para o TCC, e a revista foi a opção que mais se adequava ao que queríamos, tínhamos facilidade com a parte de projeto gráfico e diagramação, foi trabalhoso mas compensou”, diz Custódio. 

Ela ainda ressalta ter experiência no evento, mas nunca apresentou trabalhos. Desta vez será diferente e Custódio, representando a dupla, fará exposição da atividade realizada durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo o único na sua categoria que concorre ao Expocom. 

O estudante do curso de jornalismo Zadoque Nathan Souza concorre na categoria Designer Gráfico. O trabalho produzido pelo aluno foi o Jornal TEC-Ambiental, feito durante a disciplina de Planejamento Gráfico. Ele diz que é o primeiro projeto a ser apresentado no congresso e está muito confiante no produto que desenvolveu na disciplina. “Para mim será uma novidade expor algo que produzi em um grande congresso, e estou confiante no trabalho que desenvolvi”, diz o estudante.