ICHS/CUA realiza evento sobre interculturalidade dos povos originários

Evento acadêmico

Agência Focaia
Redação
Giulia Sacchetti


O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) promove, hoje (5) e amanhã (6), o  ICHS Interativo, com o tema: “Povos Originários: Interculturalidade e Justiça Social", na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia.

O evento contará com diversas atividades, como, mesa-redonda, mostra de cinema, oficinas e compartilhamento de comidas típicas da cultura indígena. As inscrições são gratuitas e ocorrem na hora do evento, que inclui certificação.

A partir das 19h00, o encontro inicia com uma conferência de abertura, “As estratégias para fortalecer as lutas dos povos originários por justiça social”, com  o palestrante da tribo Xavante, Cacique Damião Paridzané e o Prof. Dr. Reginaldo Silva de Araújo, do Departamento de Saúde Coletiva da UFMT Campus Cuiabá. A mediação será do Prof. Gedeão Tewaté, da aldeia Namunkurá.

Amanhã haverá oficinas na parte da manhã com o Prof. Dr. Maxwell Miranda, do curso de Letras UFMT/CUA, na sala 223, da unidade II, em Barra do Garças. Durante a tarde, haverá Mostra de Cinema na sala 224 e oficina com o Prof. Dr. Patrik Thames Franco, na sala 223. 

Às 19h00, o evento contará com roda de conversa com caciques e estudantes indígenas da universidade, e, para finalizar, no espaço de vivência, os participantes podem trazer e compartilhar alguns pratos típicos da cultura dos povos originários.