Atléticas promovem Gincana entre calouros da UFMT Araguaia

Interação universitária

Agencia Focaia
Fotorreportagem
Vasco Aguiar
Adailson Pereira
Alexandre Arcângelo

Aconteceu sábado (20), no Clube Peixinho, em Barra do Garças, gincana entre calouros organizada pela Atlética Abdução, representante de todas as atléticas da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia. Neste evento, que busca a interação entre os estudantes, foram realizadas provas com os ingressantes dos três institutos da universidade, são eles; Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET).

Além de promover a confraternização entre os institutos, um dos objetivos da competição, vencida pelo ICBS, também foi a solidariedade. No total foram arrecadados mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis para serem doados a entidades das cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT).

Alunos dos três institutos celebram a chegada dos calouros.

Diretora de Patrocínio e Mídia da Atlética Abdução, Beatriz Bitineli, acadêmica do curso de Jornalismo, explica que as atividades da semana do calouro, como a gincana, são feitas para promover a interação imediata entre os novos alunos do campus e seus veteranos. “Por sermos uma universidade federal recebemos acadêmicos de todo o país, atividades como a que estamos realizando hoje é uma maneira de recepcioná-los de forma leve e divertida”. Ela acrescenta que é importante amenizar, pelo menos no início, o viés pesado e sério que uma universidade traz consigo, “a responsabilidade de estudar começa quando as aulas se iniciam, neste momento pré-aulas devem conhecer seus colegas, não apenas do curso que vão fazer, e descobrir uma nova vida que se abre”.

As torcidas dos institutos se destacaram durante a gincana.

Calouros do jornalismo estiveram presentes.

As torcidas aguardam o início de mais uma prova.

As baterias das atléticas Hipertensão (Enfermagem), Pedreira (Eng. Civil) e Suprema (Direito) se apresentam em conjunto.

Veteranos do curso de Educação Física.

Veterano do curso de direito, Othon Bueno permanececeu até final da gincana de recepção aos calouros.