Curso de Direito da UFMT Araguaia oferece apoio jurídico à comunidade regional em Núcleo de Práticas Jurídicas


Práticas jurídicas

Agência Focaia
Reportagem
Geovanna Morais


 Foto: Adailson Pereira
Local de funcionamento do NPJ da UFMT/CUA, em Barra do Garças (MT), 
onde acadêmicos do curso de Direito realizam estágios
 


Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Campus Araguaia, em Barra do Garças (MT), como atividade acadêmica funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), desenvolvido pelo curso de Direito. O objetivo do projeto é a formação acadêmica dos estudantes, na prática de atendimento em casos reais, nos quais serão usados recursos das atividades jurídicas. Para as atividades estudantis, o NPJ aceita processos de causas cíveis, criminais, trabalhistas, além de conciliações, vindos da comunidade regional.
O Núcleo de Prática Jurídica da UFMT atende às pessoas que ganham até três salários mínimos, e, conforme, o professor e orientador do NPJ, Valdeir Ribeiro de Jesus, a responsabilidade da declaração verídica de sua situação financeira, porém, é do próprio cliente. As pessoas que necessitam de acompanhamento jurídico devem procurar o Núcleo, nos dias de atendimento, de  segunda-feira à quinta-feira, no período da tarde.

Atualmente, de acordo com Ribeiro, realizam as atividades práticas do curso de Direito da UFMT Araguaia cinco professores e cerca de 90 estudantes dentro do trabalho acadêmico da UFMT/CUA. Cada professor acompanha  duas turmas com processos, que são feitos no nome dos clientes, representados juridicamente pelo NPJ.

“Esta atividade representa grande importância na formação dos bacharéis por ser uma oportunidade de prática jurídica, fazendo parte assim de uma disciplina de formação profissional do currículo do curso de Direito”, finaliza o professor orientador .

Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Faculdade de Direito, pelo telefone (66) 3402-0746.