I Festival de Curtas de Mato Grosso movimenta o audiovisual no estado

Cinema

Agencia Focaia
Redação
Vasco Aguiar
                            

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, participaram entre os meses de agosto e dezembro de 2016 do Projeto Cinema no Mato. O resultado culminou na realização de 4 curtas-metragens que serão apresentados no I Festival de Curtas de Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste. O evento ocorre entre os dias 13 e 16 de março. Os acadêmicos atuaram como instrutores nas áreas de produção, áudio, direção de fotografia, direção, roteiro e finalização.

O projeto, que é realizado pelo Instituto Equipav, através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e com patrocínio da Nascentes do Xingu (Águas de Primavera), atendeu mais de 200 jovens nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Poconé e Barra do Garças.  

A ação visa formar profissionais nos mais diversos setores do audiovisual: roteiro, direção, produção, montagem... ofertando equipamentos, programas e profissionais com qualidades requeridas para preparar os jovens para o mercado cultural do cinema e vídeo. A proposta do projeto se torna ainda mais importante porque todas as produções têm como objetivo discutir o meio ambiente.

Formação profissional 

As aulas no município de Barra do Garças aconteceram na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), entre agosto e dezembro de 2016. A faixa etária dos alunos era de 14 a 19 anos. Ao todo foram capacitados 22 estudantes.

Coordenador local do projeto e professor de Produção de Vídeo, Vidal Alencar diz ser essencial que iniciativas deste tipo sejam divulgadas. "É importante que as pessoas saibam da existência destes cursos, a formação na área de cinema abre uma nova opção de trabalho para jovens da região ", afirma Alencar. 

Os acadêmicos da UFMT/CUA, João Paulo Fernandes, Rodrigo Teodoro e Kariny Oliveira, produziram, com jovens da região do Araguaia, quatro curtas-metragens os quais competem no festival. São eles, O menino e o rio; Lendas do rio; Visitantes e O dia da caça, todos filmes de ficção.

Os interessados em assistir os curtas-metragens, que serão exibidos na cidade de Primavera do Leste (MT), devem retirar os ingressos, gratuitos, antes de cada sessão.


Programação

I Festival de Curtas de Mato Grosso.
Local: Cine Teatro Vila Rica Praça da Matriz - Primavera do Leste/MT

Horários das sessões:

- Dia 13 - 19:30 (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 14 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 15 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)                                                              - Dia 16 - 8h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)



Fonte: Assessoria do evento