Cinema

Agencia Focaia
Redação
Vasco Aguiar
                            

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, participaram entre os meses de agosto e dezembro de 2016 do Projeto Cinema no Mato. O resultado culminou na realização de 4 curtas-metragens que serão apresentados no I Festival de Curtas de Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste. O evento ocorre entre os dias 13 e 16 de março. Os acadêmicos atuaram como instrutores nas áreas de produção, áudio, direção de fotografia, direção, roteiro e finalização.

O projeto, que é realizado pelo Instituto Equipav, através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e com patrocínio da Nascentes do Xingu (Águas de Primavera), atendeu mais de 200 jovens nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Poconé e Barra do Garças.  

A ação visa formar profissionais nos mais diversos setores do audiovisual: roteiro, direção, produção, montagem... ofertando equipamentos, programas e profissionais com qualidades requeridas para preparar os jovens para o mercado cultural do cinema e vídeo. A proposta do projeto se torna ainda mais importante porque todas as produções têm como objetivo discutir o meio ambiente.

Formação profissional 

As aulas no município de Barra do Garças aconteceram na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), entre agosto e dezembro de 2016. A faixa etária dos alunos era de 14 a 19 anos. Ao todo foram capacitados 22 estudantes.

Coordenador local do projeto e professor de Produção de Vídeo, Vidal Alencar diz ser essencial que iniciativas deste tipo sejam divulgadas. "É importante que as pessoas saibam da existência destes cursos, a formação na área de cinema abre uma nova opção de trabalho para jovens da região ", afirma Alencar. 

Os acadêmicos da UFMT/CUA, João Paulo Fernandes, Rodrigo Teodoro e Kariny Oliveira, produziram, com jovens da região do Araguaia, quatro curtas-metragens os quais competem no festival. São eles, O menino e o rio; Lendas do rio; Visitantes e O dia da caça, todos filmes de ficção.

Os interessados em assistir os curtas-metragens, que serão exibidos na cidade de Primavera do Leste (MT), devem retirar os ingressos, gratuitos, antes de cada sessão.


Programação

I Festival de Curtas de Mato Grosso.
Local: Cine Teatro Vila Rica Praça da Matriz - Primavera do Leste/MT

Horários das sessões:

- Dia 13 - 19:30 (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 14 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 15 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)                                                              - Dia 16 - 8h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)



Fonte: Assessoria do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.