Reitora da UFMT é hospitalizada em estado grave, após sofrer AVC hemorrágico


Saúde



Rafael de Sousa


                                                                             Fotos: Adailson Pereira
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi encaminhada ao hospital Santa Rosa, em Cuiabá, onde passa por exames. 

De acordo com informações do jornalista Maurélio Menezes, Myrian discursava na abertura do espetáculo “Canta Beatles”, apresentado pelo Coral da UFMT, realizado no Teatro Campus da universidade, na noite deste sábado (10), quando desmaiou.

“Um dos médicos que estava comigo prestou atendimento a ela até a chegada do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, conta Menezes, que também participava do evento. Ele explicou, ainda que o estado de saúde da reitora é gravíssimo e o quadro é de AVC hemorrágico.
“Ela está respirando com ajuda de aparelhos. No hospital eles estão fazendo tomografia, mas tudo indica que tenha sido um AVC”, disse o jornalista.

Mesmo com ajuda de um profissional da medicina, Maurélio revela “que a situação de Myrian é delicada, já que em nenhum momento ela reagiu aos estímulos”. Segundo os médicos o quadro é de parada cardiorespiratória. A reitora foi levada para a UTI. 

Myrian Serra assumiu a gestão da instituição de ensino, no dia 14 de outubro, pelos próximos quatro anos, no lugar de Maria Lucia Cavalli Neder.