Obras do Centro de Convenções na UFMT Araguaia devem ser concluídas em 2017

Espaço Acadêmico


Agência Focaia
Repórteres
Vasco Aguiar
Pedro Rezende

                                            
O primeiro Centro de Convenções de Barra do Garças está sendo construído dentro do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A obra é uma parceria entre a prefeitura municipal, o governo estadual e a instituição de ensino. O projeto prevê uma estrutura com salas multiuso para reuniões, auditório com poltronas, palco elevado para apresentações, camarins, sala de som e equipamentos, sanitários masculino e feminino e estacionamento pavimentado. O espaço abrigará cerca de 2000 pessoas e servirá tanto para eventos acadêmicos quanto privados.   

     Foto: Vasco Aguiar
 Operários trabalham em obras do Centro de Convenções na UFMT/CUA
 
Sobre os custos da obra e a divisão feita entre os parceiros do empreendimento, o Engenheiro Técnico da UFMT, Rodrigo Ferreira de Azevedo esclarece que “O projeto arquitetônico foi pago pela prefeitura municipal. Já os projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, a parte de combate a incêndios e documentações ficaram a cargo da universidade, além do terreno, que foi cedido pela instituição. Já o governo do estado “comprou” o projeto e está executando”.

Inicialmente o investimento seria de 5 milhões e 800 mil reais, no entanto o valor atualizado é de 7 milhões, disponibilizado pelo (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) BNDES.

Azevedo explica que o edital é de 2013, portanto houve correções nesses valores, por isso o acréscimo desse montante se justifica. Completa dizendo que o espaço promoverá eventos públicos e privados, entre eles feiras, exposições, palestras etc.

O engenheiro prevê que a universidade abrirá editais e as empresas interessadas em utilizar o espaço devem fazer parcerias com a Uniselva, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso, “elas pagam um custeio, aí podem fazer uso do local, da mesma forma como é feito no teatro da UFMT em Cuiabá”.

Para Rodrigo existe uma contrapartida para a universidade, “ter um espaço como este dentro da UFMT Araguaia é uma grande oportunidade de poder receber o público externo. Com isto a universidade se fortalece perante a comunidade local”.

Previsão de entrega       
                                                  
A construção está a cargo da empresa Geosolo Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda., com sede na cidade de Cuiabá. O engenheiro Residente da obra, Vandir Divino da Costa Junior, informou que o Centro de Convenções terá dimensão total de 3.489,78 m2 de área construída. Segundo ele, atualmente a empresa “conta com 16 funcionários, entre os efetivos de obra e área administrativa, para que seja possível manter o ritmo de trabalho necessário para o termino da construção”.        
                                       
Junior ressalta que “a empresa cuiabana tem a responsabilidade apenas de entregar a infraestrutura do espaço, o restante, como sonorização, luminotécnica, cadeiras e etc., ficam sob a responsabilidade da universidade, sendo feita uma licitação a parte”. O engenheiro avalia que “a previsão de entrega da obra é para o primeiro trimestre de 2017”.