I Workshop de Geografia UFMT promove cultura e conhecimento, em Diálogo com o Povo Xavante


Povos indígenas


Agência Focaia
Adailson Pereira

Foto - Pollyana Martins                                
Aconteceu na última quarta-feira (5), às 19 horas, o I Workshop Geografia Cultural e Turismo, no Espaço de vivência da unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia (foto ao lado). O tema do evento foi “O Diálogo com a Etnia Xavante”, realizado pelos acadêmicos do quarto ano do curso de Geografia e coordenado pela professora Pollyany Martins.

O público formado por estudantes e comunidade da região pôde conhecer e dialogar com os povos Xavante, vindos da Aldeia São Marcos, zona rural da cidade de Barra do Garças, na busca de conhecer sua cultura e tradições, muitas delas seculares. No Workshop foram realizadas palestras, apresentações artísticas, como danças e rituais xavantes.

O trabalho cultural, também com objetivo acadêmico, reuniu condições para que a comunidade conhecesse um pouco das habilidades, saberes, artes e culinária nordestina, gaúcha e Xavante. Conforme ressalta a professora Pollyany Martins, coordenadora do Workshop, "a proposta do evento foi uma sugestão avaliativa na qual, os discentes do quarto ano acataram e procuraram desempenhar da melhor forma possível para a ocasião", finaliza.

O I Workshop Geografia cultural e turismo teve apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretária Municipal de Educação e do Restaurante Vitória Régia, de Barra do Garças.