Professor da UFMT recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação



Tecnologia e Gênero


Agência Focaia
Redação
Juliana Santana

Fonte – ASCOM/UFMT
                                                              Foto - UFMT
O professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva), Cristiano Maciel, recebeu na última quarta-feira (6) o prêmio Associado Destaque 2016 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A premiação ocorre devido sua atuação junto ao Meninas Digitais, programa de abrangência nacional que incentiva instituições a desenvolverem projetos que atraíam meninas dos ensinos fundamental, médio e técnico para os cursos das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Conforme a SBC, o prêmio se deve a “significativa contribuição na coordenação do programa Meninas Digitais”. A instituição destacou ainda o “dinamismo e liderança” do professor, que impulsionaram “significativamente o avanço dessa iniciativa na comunidade de Computação do Brasil”.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o CSBC 2016 (XXXVI Congresso da SBC), realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, entre os dias 4 e 7 deste mês.

O programa surgiu, em 2011, a partir das discussões feitas em um evento satélite do CSBC – o Women in Information Technology - voltado a assuntos relacionados às questões de gênero e as TICs no Brasil, como histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas a essa área. Em 2015, foi institucionalizado pela SBC.