Documentário Catireiros do Araguaia estreia hoje no show Viola in Concert



Evento cultural

NPD/UFMT
Campus Araguaia

Foto - Divulgação

Produzido com recursos do Prêmio Tradições MT, da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), Campus Araguaia, o documentário Catireiros do Araguaia estreia hoje (28), às 20h, na abertura do show Viola in Concert, no teatro da Prefeitura, em Barra do Garças. 
A produção conta a história da família de Araguaiana (MT) que forma o maior grupo de catira do Brasil. São cerca de 60 integrantes entre filhos, netos e bisnetos que seguem a tradição do casal Joana de Araújo e Orlando Fernandes.
Paulistas de nascimento e mato-grossenses de coração, Joana e Orlando vivem há mais de 40 anos em Araguaiana. No Médio-Araguaia encontraram amigos, um jeito suave de viver e inspiração para as músicas que compõem sobre a rotina simples na roça, a natureza da região, a catira e a viola.
Além do documentário, o projeto também realizou uma apresentação musical dos Catireiros do Araguaia em abril deste ano em Barra do Garças. A gravação do show e o documentário fazem parte de um DVD que tem direção da jornalista Carina Benedeti, também coordenadora do projeto, e fotografia do professor da UFMT Gilson Costa, coordenador do NPD/UFMT.
Segundo Carina Benedeti, a entrega do DVD às escolas públicas de Barra do Garças e Araguaiana, que também faz parte da proposta, é uma maneira de despertar o interesse das novas gerações por músicas que se diferenciam do padrão musical de mercado atual. Para o coordenador dos Catireiros do Araguaia, professor Miro Fernandes, o DVD tem importância histórica por registrar a trajetória e a produção do grupo ao longo dos anos.