Intercursos com atléticas e torcidas animadas na UFMT



Juliana Santana



     Fotos Jessé Santos, estudante de Jornalismo UFMT/CUA

Jogos Intercursos na Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Campus Universitário do Araguaia, CUA, iniciaram na terça-feira (05), com encerramento neste domingo (17). Organizados pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), os jogos visam a interação entre os cursos e a participação dos acadêmicos numa atividade que envolvem todos os cursos da instituição. Alguns deles são representados pelas atléticas como a Suprema, Radioativa, Cevada, Tatu Girando, Metabólica e Narcótica.

Na noite de abertura as atléticas fizeram apresentações de danças, levando elementos simbólicos de seus respectivos cursos e outros ainda foram além, como na apresentação da atlética Metabólica, trazendo para a apresentação a bandeira de lutas sociais como do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). As apresentações foram avaliadas por uma mesa de jurados.

A acadêmica de Jornalismo e membro-representante da Atlética Radioativa, Karin Sampaio, afirma que “Os jogos entre os cursos têm a finalidade de uni-los e trazer essa interdisciplinaridade entre eles, fortalecendo a troca de saberes e também proporciona a socialização e participação dos acadêmicos”.

Nessa edição dos jogos intercursos houve uma grande participação dos alunos com atléticas recém-formadas como a Narcótica atlética (farmácia), Radioativa (jornalismo) e Cevada  (Engenharia de Alimentos). Além daquelas mais antigas, como Suprema de direito e Metabólica da Educação física. Apesar da tradicional Pedreira não comparecer para representar a Engenharia Civil, os estudantes do curso tiveram participação ativa nos jogos vibrando e segurando faixas. Uma delas se destacava com os dizeres: “Engenharias Unidas”.

Durante o evento, nem todos os cursos tinham suas atlética, mas os estudantes compareceram para torcer e prestigiar como Letras, Biomedicina, Biologia, Física, Química e outros.

Os Jogos Intercursos UFMT/CUA possuem muitas modalidades em disputas, como futsal, handebol, vôlei, basquete, xadrez, tênis de mesa e natação. A expectativa dos estudantes que participam do evento e o DCE é que o encerramento, neste domingo, tenha grande público para torcedor, quando serão conhecidos os vencedores, com suas respectivas atléticas e muito barulho.

Segundo a coordenadora de assuntos estudantis do DCE, Alanna Alves, após o término dos jogos, em data a ser marcada, será feita a cerimônia festiva de premiação com a colaboração do centro universitário de cultura e arte (CUCA). A previsão do Diretório é de que aconteça uma semana depois dos jogos, mas a data ainda não está definida. Portanto, a festa não termina, de fato, neste final de semana para os atletas e torcidas dos Intercursos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.