COMUNICAÇÃO E CIDADE ESPETÁCULO

INTERCOM RIO 2015

http://www.intercom2015.com/images/02_filme10.jpg

O CONGRESSO DA INTERCOM de 2015, INTERCOM RIO 2015, que marca o 38O. Aniversário da INTERCOM como Sociedade Científica, transformando a instituição numa das mais duradoura Sociedade Científica do país, deve reforçar a ideia, mais do que reconhecida, da liderança de pesquisadores brasileiros, não só no território nacional influenciando a construção teórica em várias áreas de conhecimento, como também de pesquisadores brasileiros que atuam no exterior há várias décadas.

Não há mais sentido, em pensar em nomes estrangeiros para falar de um campo que se define, passados mais de meio século de sua institucionalização, como saber reconhecido pela pesquisa, pela transformação e pela construção de reflexões transformadoras.

Assim, a programação do Ciclo, que reúne pesquisadores de referência em relação à temática, contempla, sobretudo, os saberes oriundos de pesquisas realizadas no cenário brasileiro.

Por outro lado, há que se destacar a importância da realização do Congresso da INTERCOM, pela primeira vez, na UFRJ, no ano em que a instituição completa 95 anos e quando se completa 55 anos da formação da primeira turma do Curso de Jornalismo da antiga Universidade do Brasil e que deu origem, em 1967, a Escola de Comunicação.

Portanto, é essa tradição dos estudos de comunicação, aliada a modernização e transformação reflexiva por que vem passando a área nas últimas décadas que a programação do INTERCOM RIO 2015 procura retratar. Um convite a reflexão sobre a relação Comunicação e Cidade Espetáculo, no Rio de Janeiro, no ano em que também a cidade, sistematicamente palco de megaeventos na última década, completa 450 anos.

Veja programação