Nova plataforma jornalística se propõe a checar discurso de autoridades

Alana Rodrigues *


Desenvolver uma plataforma multimídia de verificação do discurso de autoridades e esmiuçar o que eles falam diariamente. Esta é a proposta da plataforma jornalística Aos Fatos, lançada neste mês pela jornalista Tai Nalon e pelo relações públicas e programador Rômulo Collopy.

À IMPRENSA, Tai conta que a ideia de criar o projeto surgiu no ano passado, durante a campanha para as eleições presidenciais. Após cobrir o Palácio do Planalto por três anos em Brasília (DF), ela passou a sentir falta de um acompanhamento objetivo das declarações da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Crédito:Reprodução/Facebook
Plataforma oferecerá cobertura diária das ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
"Pensei, a partir do meu banco de dados e apurações, em criar um blog. Mas achava que o projeto tinha mais potencial do que isso. A checagem de discurso só é valorizada pelos jornais em época de eleição. Não existe braço ou interesse editorial nas redações para fazer isso sistematicamente", destaca.

A jornalista consultou colegas que também acreditam que a atual crise nos meios de comunicação tradicional pode fazer surgir novas oportunidades e convidou Rômulo. "Daí nasceu o Aos Fatos, desse clima de fazer jornalismo profissional fora das grandes redações", explica.

O modelo inédito no Brasil teve como inspiração o americano Politifact, o chileno Del Dicho ao Echo e o argentino Chequeado. A ferramenta oferecerá cobertura diária das ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A apuração é feita em sete etapas. Para classificar como verdadeira, imprecisa, exagerada ou falsa, a declaração passa por uma avaliação de relevância. Depois, as fontes originais, oficiais e alternativas são consultadas. Em seguida, a afirmação é contextualizada.

A participação dos leitores também será essencial. A princípio, uma newsletter semanal com checagens pontuais será enviada ao público. Os passos da plataforma também podem ser acompanhados na página no Facebook, no Twitter e no Medium.

Os fundadores, que estão ampliando a equipe e conversando com apoiadores, lançarão uma campanha de crowdfunding em agosto. O objetivo é estender a fonte de financiamento para criar um modelo sustentável, incluindo doações, parcerias, conteúdo exclusivo e eventos. 

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.