Opção "Desfazer envio" finalmente vira recurso oficial do Gmail

 Lançado em 2009 como uma ferramenta experimental, serviço só agora foi habilitado como utilidade padrão no serviço de e-mail do Google.


Adicione esse recurso ao “Porque você demorou tanto, Google?”. Um dos maiores recursos acaba de sair dos laboratórios experimentais da empresa para tornar-se uma parte regular do Gmail: Desfazer Envio (Undo Send, em inglês). Com esse recurso habilitado, você tem um número pré-determinado de segundos para desistir de mandar um e-mail que acabou de enviar.
Caso você nunca tenha usado esse recurso, não posso destacar o suficiente como ele é útil. Todos já enviamos e-mails que não queríamos ou tivemos dúvidas sobre possíveis erros de grafia. Antes do Desfazer Envio, só podíamos aguentar aquilo e viver com os nossos erros. O que não é uma situação muito boa para se estar quando o e-mail é uma ferramenta de comunicação tão importante.
Vale notar que o Desfazer Envio começou como um recurso experimental do Google em 2009, quando oferecia um período de recuperação de apenas cinco segundos. Foi um sucesso logo de cara e tornou-se um favorito de muitas contas Gmail desde então.
Apesar de ser útil, o recurso possui limites além desse período de tempo para desfazer o envio. Uma vez que clicar no botão Enviar, uma opção para desfazer a ação aparece no topo da sua caixa de entrada ou qualquer página que estiver quando o e-mail foi enviado. Se sair dessa página, a opção Desfazer Envio aparece imediatamente, independente do período de tempo disponível. Em outras palavras, quando você usar essa opção não clique em nada até clicar no link Desfazer Envio.
É possível configurar o tempo limite para desfazer o envio do e-mail entre 5 segundos e 30 segundos.
Vale notar que recentemente o recurso foi adicionado ao novo aplicativo de e-mail do Gmail, o Inbox.
Fonte: idgnow