Skype lança recurso que traduz conversas em tempo real

PC World / EUA

Por enquanto, recurso só está disponível para convidados no Windows 8.1. Microsoft diz ter levado 10 anos para desenvolver tecnologia.



A Microsoft ligou a chave do Skype Translator Preview, levando a aguardada tradução (quase) em tempo real para convidados no Windows 8.1.

O Skype Translator permite que os usuários tenham conversas por voz ao vivo em idiomas diferentes. Quando um usuário fala, uma voz computadorizada entrega a tradução para a outra pessoa. Uma transcrição também aparece em uma barra lateral próxima da janela principal de vídeo.

Por enquanto, o Preview é limitado para inglês e português para transcrição por voz, apesar de suportar conversas por mensagem instantânea em mais de 40 línguas. O recurso também exige um PC rodando o Windows 8.1 ou a versão técnica de preview do ainda inédito Windows 10, e só está disponível por convites – é possível entrar na lista por meio do site do Skype Translator.

A Microsoft diz que ficou 10 anos pesquisando a tecnologia, que se baseia no aprendizado da máquina para dizer a diferença entre palavras como “they’re” e “their”, em inglês, e para eliminar trechos como “hmm” que surgem em uma conversa natural.

Durante essa fase de preview, a Microsoft vai refinar as traduções, a partir do feedback dos usuários e sugestões de tradutores.

Ainda não está claro quais idiomas a Microsoft planeja incluir em seguida, ou quando o Skype Translator será disponibilizado de maneira mais ampla. A Microsoft também não anunciou qual será o modelo de negócio do Skype Translator.