Melhores apps para gravar e editar vídeo com qualidade profissional


Seja criando a primeira redação com prioridade móvel no mundo ou formando jornalistas egípcios em novas mídias, Robb Montgomery abraçou totalmente a ideia do jornalismo vídeo móvel, não importa o lugar.
Montgomery, um consultor de mídia internacional e professor de jornalismo, examinou uma série de aplicativos de filmagem e edição para ensinar aos alunos a criar vídeos de qualidade profissional com dispositivos móveis.
Abaixo, ele compartilha os aplicativos principais que escolheu para apresentar em suas oficinas e aulas em vídeo (e ainda oferece um desconto para o seucurso de jornalismo móvel especial para leitores da IJNet).
Apps de filmagem
  • Filmic Pro: Este aplicativo de iPhone e iPad é uma maravilha para sua reportagem de TV online. Você pode controlar tudo desde a velocidade do obturador ao foco direto do seu celular. US$7.99
  • Hyperlapse app do Instagram: Este aplicativo, que está disponível apenas para iOS, dá a opção de filmar timelapses. Não tem uma conta no Instagram? Não se preocupe. Hyperlapse é um aplicativo separado que você pode instalar no seu telefone e você não precisa de uma conta para salvar os vídeos. (Embora o Instagram permita fazer o upload dos vídeos para sua conta e adicionar filtros.) Gratuito.
  • Bambuser: Baseado em Estocolmo, na Suécia, Bambuser permite ao usuário fazer transmissão ao vivo de vídeos. Está disponível em Android, iOS e Windows. O aplicativo básico é gratuito.
  • GoPro: Se você tem uma câmera GoPro Hero com Wi-Fi, pode controlar câmera de longe usando o aplicativo no seu aparelho Android, iOS e Windows. O aplicativo é gratuito.
Apps de edição
  • Flipagram permite adicionar música e voz aos vídeos ou fotos direto do seu celular. Funciona com iOS, Windows e Android. Gratuito.
  • Emulsio é uma ferramenta de vídeo para iOS video que ajuda a tirar qualquer tremedeira resultante de uma mão trêmula. Gratuito.
  • iMovie: Este aplicativo de edição vem com todos os computadores Mac.
  • Storehouse é um aplicativo gratuito disponível no iPad e iPhone, que permite combinar texto, vídeo e fotos para criar histórias visuais bacanas. Gratuito.
  • Adobe Voice: Não quer filmar mas ainda precisa colocar elementos visuais a sua matéria de áudio? Adobe Voice permite gravar áudio e adicionar fotos, gráficos e música. Gratuito.
  • Precisa de um teleprompter móvel? DV Prompter permite que você carregue roteiros para visualizar em seu aparelho Android ou AppleGratuito.
Aqui está uma lição simples do curso de Montgomery do projeto Smart Film School. Se você quiser se inscrever em mais lições do curso "Make Smartphone Video Like a Pro" (Faça um Vídeo de Smartphone como um Profissional), pode receber um desconto de 50 por cento usando o código promocional IJNET50. Clique aqui para se inscrever.