Graduandos da UFMT que participarem de pesquisa concorrem a auxílio financeiro de R$ 2.500; prazo para responder é até amanhã, quinta


As Pró-reitorias de Assistência Estudantil (Prae) e de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria de Tecnologias da Informação (STI), convidam todos os alunos de graduação presencial para participarem da quarta edição da pesquisa “Perfil Nacional dos Graduandos das Universidades Federais”. Para participar, basta acessar o endereço eletrônico www.perfil.ufu.br e preencher o questionário com todas as informações solicitadas até quinta-feira (18). 


Os alunos que responderem ao questionário vão concorrer a um auxílio financeiro, no valor de até R$ 2.500,00, correspondente às despesas com passagem aérea, hospedagem e inscrição em evento de cunho cientifico, artístico, culturais ou políticos-estudantis, no Brasil. No total, serão sorteados cinco auxílios financeiros, um para cada campus - Araguaia, Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande. O sorteio está previsto para o dia 20 de dezembro. O aluno premiado deverá solicitar o auxílio com até 60 dias de antecedência e no período de 20 de janeiro a 20 de novembro de 2015.
Esta edição da pesquisa é realizada por meio eletrônico, em que os alunos de graduação dos cinco campi da UFMT- Araguaia, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande, acessam o link que permite o preenchimento do questionário. É necessário apenas informar o CPF e iniciar o preenchimento dos dados. 
O questionário deste ano é mais abrangente ao incluir novos aspectos socioeconômicos e culturais. São perguntas que abordam o histórico escolar, condições de renda da família, moradia, mobilidade, saúde e trabalho.


Sobre a pesquisa
Organizada pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), a pesquisa tem como objetivo apreender o perfil dos estudantes de graduação de todas as universidades federais do Brasil, contribuindo para as políticas da universidade, especialmente as de assistência estudantil.
A pesquisa permitirá conhecer e contribuir para planejar as ações destinadas aos estudantes nas diversas áreas/setores de cada instituição; analisar os impactos da combinação SiSu/Cotas nas instituições federais de ensino superior (ifes), permitindo a construção de indicadores para o planejamento de ações e serviços e o apontamento na necessidade real de recursos financeiros; o aprimoramento da discussão acerca das áreas de cobertura do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a necessidade de inclusão de novas demandas; e subsidiar o Fonaprace na elaboração e defesa da proposta de criação da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), como política de Estado, em substituição ao PNAES.
Em caso de dúvida, o estudante pode procurar a Pró-reitoria de Assistência Estudantil por meio do telefone (65) 3615 8175.