Fiocruz lança livro "Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas"


No dia 10 de dezembro, será lançada na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316 - Espaço Itaú de Cinema) a coletânea "Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas", organizado por Igor Sacramento e Kátia Lerner.

"O livro foi editado pela Editora Fiocruz e conta com a contribuição de textos de diversos pesquisadores da Comunicação e da Saúde Coletiva. Entre eles, Valdir Castro, Wilson Borges, Marco Roxo, Kleber Mendonça, Carla Baiense, Luisa Massarani, Izamara BM, Eliana Marcolino, Camila Cruz, Janine Cardoso e Marcelo Robalinho.

Os capítulos estão dispostos em duas seções. Na primeira, Perspectivas Teórico-Metodológicas, figuram os textos que contam com reflexões acerca de um determinado conjunto de teorias e procedimentos analíticos acionados para o estudo da mediação jornalística no contexto da cobertura de temas da saúde. Nessa seção, são discutidas algumas das metodologias que mais frequentemente são utilizadas na análise do jornalismo: a narratologia, a análise de discursos, o enquadramento, o agendamento e o newsmaking. A segunda parte, A saúde como objeto midiático, contempla análises específicas sobre os modos como o campo jornalístico em suas mais diferentes materialidades discursivas produzem sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo, abordando um diversificado panorama de questões sobre as implicações das narrativas jornalísticas na construção do cuidado com a saúde, na preocupação com epidemias e com os riscos de adoecer e sofrer, na obsessão pelo bem estar e pela boa forma e nas percepções sobre o SUS e os serviços públicos de saúde.

O evento parte do lançamento coletivo de novas obras do catálogo da Editora Fiocruz."