Abertas inscrições para bolsas do projeto EBW+


A Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou edital do processo seletivo de candidatos para o Projeto Euro Brazilian Windows Plus (Projeto EBW+) do Programa de Bolsas Erasmus Mundus. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro, na plataforma do Programa Erasmus Mundus no endereço eletrônico http://ebwplus.up.pt/.

Coordenado pela Universidade do Porto (Portugal), o projeto EBW+ é uma parceria de 20 instituições de ensino superior europeias e brasileiras e 10 outras instituições associadas. O consórcio é implementado pelo programa Erasmus Mundus, Ação 2 - Vertente 1. O Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade na área do ensino superior, implementado pela Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA), da Comissão Europeia.

A UFMT está categorizada como instituição parceira. De acordo com o edital 06/2014/Secri, serão contemplados os seguintes públicos-alvo: Grupo Alvo I - estudantes de graduação e doutorado (sanduíche) e pessoal docente e técnico-administrativo; e Grupo Alvo III - estudantes de graduação e doutorado (pleno) que ingressaram na UFMT pelo sistema de cotas por recorte étnico-racial.

As instituições de destino são as seguintes: Universidade do Porto (Portugal); Universidad Politecnica de Valencia (Espanha); Uppsala University (Suécia); Riga Technical University (Letônia); Technische Universität Dresden (Alemanha); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal); Università degli studi di Roma "La Sapienza" (Itália); Università ta’ Malta (Malta/Itália); Université de Rouen (França); e Université Lille 3 (França).
Os candidatos devem estar atentos aos requisitos para cada grupo alvo, previstos no edital 06/2014/Secri. O processo seletivo ocorrerá em três fases: análise da elegibilidade pela Secri; atividades em grupo e entrevista e avaliação e seleção de candidatura pelo Projeto EBW+. 

Os candidatos selecionados irão receber uma bolsa mensal para cobrir os gastos de subsistência no país de acolhimento, passagens aéreas, seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Os estudantes estão isentos do pagamento de taxas de matrícula na instituição de acolhimento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8304, pelo endereço eletrônico info1international@ufmt.brou na página eletrônica do EBW+ UFMT.

Confira aqui a íntegra do edital 06/2014/Secri.


Fonte: UFMT Cuiabá