Google e Microsoft lançam campanha em prol do ensino de programação

Duas gigantes de tecnologia, Google e Microsoft, encabeçam um movimento para incentivar o ensino de programação a estudantes do mundo inteiro. A iniciativa resultou na criação da Code.org, fundação sem fins lucrativos que conta com o apoio de diversas companhias para difundir a ciência da computação.

----programacaoUma estudante acompanhou a edição de 2013 do Hour of Code (Imagem: Bow Jones/Code.org)Com a expectativa de atingir 100 milhões de pessoas, a organização promove a campanha Hour of Code, convidando estudantes a assistir tutoriais de programação por uma hora. Marcada para dezembro, a ação conta com material interativo que permite que pessoas sem qualquer conhecimento prévio possam ser introduzidas ao mundo dos códigos.

Empresas como Amazon, LinkedIn, Facebook, Apple, Dropbox, Yahoo e Eletronic Arts apoiam o trabalho da Code.org e incentivam seus funcionários a apoiar o Hour of Code, seja com tutoriais, apoio online a estudantes ou com doações financeiras. De acordo com informações da Code.org ao site do Wall Street Journal, a campanha já atingiu cerca de 40 milhões de pessoas, mas os esforços foram renovados para alcançarem perfis que são minorias mercado, como mulheres.

Outra frente em que a organização trabalha é na arrecadação de US$ 5 milhões, que serão investidos no treinamento e capacitação de professores de escolas que ainda não contam com aulas de programação.

Em 2013, celebridades e CEOs de tecnologia gravaram um vídeo falando da importância da programação. O conteúdo já foi assitido mais de 12 milhões de vezes no YouTube. Confira: