Estudantes da UnB tiram a roupa em protesto na universidade

  • Grupo de alunos fazem "peladaço" na UnB
    Grupo de alunos faz "peladaço" na UnB
Alguns estudantes da UnB (Universidade de Brasília) resolveram tirar as roupas em protesto à opressão da nudez na instituição. A manifestação ocorreu na tarde de ontem (6) no ICC (Instituto Central de Ciências Sul). 
De acordo com o evento criado para a manifestação -- "Peladaço na UnB Segunda-feira", o ato foi organizado por causa das agressões sofridas por um estudante nu que fazia uma performance artística e foi repreendido por seguranças do campus. O rapaz participava do Finca (Festival Universitário de Música Candanga da UnB).
"Estamos convidando a comunidade acadêmica a fazer um peladaço contra essa estrutura conservadora e fascista que domina o espaço acadêmico que agride e oprime nossos corpos e para questionar também o papel da segurança institucional no campus", dizia o convite.
A assessoria de imprensa da UnB informou que a instituição não sabia que os estudantes fariam a mobilização. Ao ser questionada sobre as medidas tomadas em relação ao ato, respondeu que "a universidade não reprime o nudismo em protestos ou manifestações de expressões em performance."  

Entenda o caso

Em um vídeo publicado na internet (veja abaixo), um rapaz aparece enrolado em um pano branco sendo abordado por seguranças do campus. Num determinado momento, eles começam a falar mais exaltados e os funcionários tentam impedir que o aluno continue sem roupas no local.
Segundo a UnB, o rapaz, que não estuda na universidade, estava fazendo uma performance dentro de um local fechado, porém saiu e "ficou passeando nu pelo ICC".

"Os seguranças não tinham sido avisados da apresentação e o aluno não estava no local onde ocorria o espetáculo. Tentaram cobri-lo várias vezes, sem sucesso. Até que ele concordou em ir embora", explicou a assessoria de imprensa.