Começa hoje o 2º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia (Alcar) na UFMT - Cuiabá


Nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31) acontece o 2º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia (Alcar), no Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. 

O evento conta com a participação de "Focas do Araguaia" , que representarão o Campus Araguaia da UFMT: Os artigos Livro-reportagem: As vozes do Araguaia, nas ondas do rádio” (baseado em trabalho final de graduação de autoria do recém-graduado Ronaldo Couto, orientado pelo professor Alfredo Costa) e  “Agência Júnior de Jornalismo FocAia: blog constitui instrumento pedagógico para lidar com ônus do pioneirismo em campus do interior” (baseado em projeto de extensão coordenado por Alfredo Costa) serão apresentados, respectivamente, nos GT's História da Mídia Sonora e História da Mídia Digital.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia em parceria com a UFMT. O tema central do evento é 50 Anos do Golpe Militar no Brasil. A abertura será às 19h, no auditório do IL.


O Alcar Centro-Oeste é voltado para acadêmicos das áreas de Comunicação Social, História e Letras. Os grupos de trabalho (GT) abordarão temas mais específicos relacionados à história da mídia, como História do Jornalismo; História da Publicidade e Comunicação Institucional; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História do Audiovisual e Visual; História da Mídia Digital; História da Mídia Alternativa; e Historiografia da Mídia.

A programação do evento será a seguinte: no dia 30, das 8h às 12h, no saguão do Instituto de Linguagens, ocorrerá o credenciamento dos participantes; das 14h às 17h, haverá um Cinedocumentário. À noite, a partir das 19h, ocorrerá a abertura oficial e às 20h, a palestra “Mídia e Memória: 50 anos depois do golpe”. 

Na sexta-feira (31) das 8h às 9h30, haverá a mesa de debates com o tema “O Papel da Mídia na Pesquisa Histórica”; às 10h ocorrerá a segunda mesa, com o tema “Mídia, memória e verdade”. Das 14h às 18h30 serão apresentados os trabalhos em seus respectivos GT´s.