Baixe o "Manual para jornalistas investigativos " da Unesco

O ebook "Pesquisa a partir das histórias . Manual para jornalistas investigativos "está disponível para download gratuito.




Constitui um esforço da Unesco  para oferecer aos jornalistas um guia de métodos e técnicas de pesquisa . O ebook ( cuja primeira edição foi em 2009 ) está em espanhol e foi produzido por Mark Lee Hunter com contribuições de Nils Hanson, Rana Sabbagh, Luuk Sengers , Drew Sullivan. Flemming e Pia Thordsen Svith Tait .

Mark Lee observa na introdução que este manual é parte da busca de informações. O que se coloca é a necessidade de contar histórias, e , nesse sentido, sustenta que a história é " o cimento que une cada etapa do processo de pesquisa, desde a concepção até a investigação , redação controle de qualidade e publicação. "

"Também nos referimos a essa abordagem como" pesquisa baseada em hipótese " , porque começamos por formular a história que eu esperamos redigir como uma hipótese ser verificada ou refutada. Trata-se do primeiro passo de um processo integrado "