Artigo de professor de Jornalismo Online da UFMT Cuiabá publicado no Observatório da Imprensa: "Teoria e prática na academia"


Por Thiago Cury Luiz em 02/09/2014 na edição 814
As novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço no cotidiano de todos nós. A internet, aliada aos modernos equipamentos de comunicação – como smartphonestablets e notebooks –, permite aos indivíduos contato constante com a notícia. É fato também que tal cenário não simboliza, obrigatoriamente, estar bem informado, seja pelo desapego ao bom jornalismo, seja pela velocidade e desatenção com que consumimos conteúdos na plataforma digital.
Por esse motivo, o ensino superior se encarrega de preparar seus acadêmicos para atender a uma demanda crescente. Além de dividir espaço com as outras formas de se fazer jornalismo – impresso, televisivo e radiofônico –, a internet pede ao profissional técnicas específicas. Público e plataforma exigem texto, foto, arquivo de áudio, vídeo e hiperlink para compor o material final, e a informação só passa a ter sentido no encadeamento entre todos os elementos. Falamos aqui em multimidialidade.
No Brasil, que ainda tenta se inserir na nova ordem do jornalismo, o melhor exemplo desse formato foi feito pela Folha Online, sobre a usina de Belo Monte. Na imprensa estrangeira, particularmente a dos Estados Unidos, o jornalismo produzido na internet demonstra que a utilização da narrativa multimídia é rotineira e ordenada.
É pertinente enfatizar que o texto noticioso para internet não difere daquele publicado nos jornais diários. Embora a linguagem seja a mesma, ele acaba por ter seu tamanho reduzido, pois a informação não se restringe à parte escrita e às fotos, como acontece no veículo impresso. No jornalismo online, as informações de uma mesma notícia são disponibilizadas em vídeos, ilustrações, arquivos de áudio, infográficos e hiperlinks, além de texto e fotos, de modo que os recursos multimídia, atrelados ao conteúdo escrito e às imagens fotográficas, ajudam a narrar o fato.
A reflexão teórica e a prática
Nesse sentido, com o objetivo de preparar nossos estudantes para esse ramo do mercado jornalístico, além de inserir na web um novo canal de informação, os acadêmicos do 6º semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, criaram um blog e produziram conteúdo noticioso para a disciplina de Jornalismo Online. O veículo não só se colocou como uma nova via de informação, como serviu de método para avaliar os estudantes. O endereço é o www.6jorufmt.blogspot.com.br.
O espaço foi útil para informar as comunidades acadêmica e externa sobre fatos correntes no campus universitário. Além disso, assuntos que ultrapassaram os muros da instituição também tiveram destaque. Independente do teor da pauta, os estudantes definiram como entrevistados as pessoas que, de alguma maneira, participaram do dia a dia da Universidade.
Dessa forma, foi possível atingir alguns objetivos: incutir o fazer jornalístico no futuro profissional; familiarizar os estudantes a diversas pautas e fontes; estreitar a relação dos acadêmicos com as ferramentas tecnológicas e com narrativa jornalística mais moderna. Enfim, incentiva-se a reflexão teórica e, ao mesmo tempo, fomenta-se a prática, com todos os seus benefícios e desafios.
***
Thiago Cury Luiz é professor e jornalista