Começa nesta quarta-feira, 27 de agosto o 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo no Brasil


Por Redação 

Profa. Dra. Claudia Mellado (Chile) e Prof. Dr. João Canavilhas (Portugal)
Profa. Dra. Claudia Mellado (Chile) e Prof. Dr. João Canavilhas (Portugal)
5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismocomeça na próxima quarta-feira, 27 de agosto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento tem como tema Big Data, Interface e Sociedade Digital e objetiva promover discussão, debate sobre a produção, prática e desenvolvimento do ciberjornalismo no Brasil e no mundo. Nesta edição, participam os pesquisadores Dr. João Canavilhas de Portugal e Dra. Claudia Mellado do Chile, como convidados internacionais. O evento também terá a participação de pesquisadores brasileiros com reconhecimento internacional como o professor Dr. Eduardo Pellanda, da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem vasta publicação sobre jornalismo em dispositivos móveis e fez pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusets; também participa o professor Dr. Walter Teixeira Limada Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), que há vários anos pesquisas e tem várias publicações sobre jornalismo em banco de dados, conhecido como Big Data, além de trabalhos sobre tecnologia, comunicação e ciência cognitiva; participação do professor Dr. Denis Renó, daUniversidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru (SP), que realizada pesquisas e tem vários livros sobre jornalismo em dispositivos móveis; participação da professora Thaïs de Mendonça Jorge, da Universidade de Brasília (UnB) que realiza pesquisa sobre jornalismo na internet e tem larga experiência em redações dos principais jornais do Brasil.
O 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo ainda terá a participação dos professores e pesquisadores da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) Josenildo Guerra, daUniversidade Federal de Sergipe (UFS); Rogério Christofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Victor Gentilli e Edgar Rebouças, da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES); Fernando Paulino da Universidade de Brasília (UnB); Danilo Rothberg da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus Bauru). O trabalho dos pesquisadores da Renoi será realizada no 2º Seminário Inter-Redes de Pesquisa agendado para o dia 28 de agosto.
O Simpósio de 2014, além do tema geral, também vai debater, no dia 28, “Narrativas em ciberjornalismo e qualidade de produção” com destaque para a participação do pesquisador e coordenador da Renoi, Josenildo Guerra, que tem pesquisas sobre a qualidade da produção cotidiana do jornalismo, também participam deste debate os pesquisadores Rogério Christofoletti com tem pesquisas sobre ética no jornalismo e crítica de mídia e Danilo Rothberg pesquisador reconhecido que possui vários trabalhos sobre comunicação pública e democracia digital. E no dia 29 o debate terá como tema “Cibercultura e ciberjornalismo: aproximações e distanciamentos” com participação dos professores e pesquisadores Claudia Mellado, do Chile; Thaïs Mendonça Jorge da UnB e Edgar Rebouças da UFES, com diversos trabalhos de referência sobre crítica de mídia.