Auditório cheio na solenidade de abertura do 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo



Estudantes, professores e pesquisadores na conferência de abertura do Simpósio. Foto: Walter Lima
Estudantes, profissionais, professores e pesquisadores na conferência de abertura do Simpósio. Foto: Walter Lima
Às 19h de ontem, 27 de agosto, foi aberto oficialmente o 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo no auditório do Bloco Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, discutindo nesta edição “Big Data, Interface e Sociedade Digital”.
Participaram da solenidade a Chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPP), Profª Dra. Maria Rita Marques, o Coordenador Administrativo do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Prof. José Márcio Licerre, o Coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Marcos Paulo Silva, o Coordenador do Mestrado em Comunicação, Prof. Dr. Mário Fernandes e o coordenador do 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins.
A Profª Maria Rita, no ato representando a Magnífica Reitora da UFMS, Profa. Dra. Célia Maria de Oliveira, destacou a importância e o pioneirismo dos professores e alunos no esforço de realizar o evento. “Quero parabenizar a todos pela realização desse evento. O tema é atual; o futuro já chegou e essa realidade precisa compor as pesquisas da nossa pós-graduação e a grade de quem estamos formando”, termina.
O coordenador do curso de jornalismo, Prof. Dr. Marcos Paulo destacou o traço comemorativo do simpósio no ano em que a graduação completa 25 anos de construção da história de Campo Grande e do Estado. Em consonância, o coordenador da pós-graduação em comunicação, Prof. Dr. Mário Fernandes, expôs o contexto do ciberjornalismo no quantitativo de sites de noticias do estado (328) como levantado recentemente na dissertação da acadêmica Fernanda França, tamanha a preocupação de graduação e pós-graduação com o treinamento e produção de conhecimento no campo do ciberjornalismo.
Outro destaque na cerimônia, foi a descrição da evolução do evento que chegou a sua 5° edição com o caráter internacional, sendo hoje, evento referencia no Brasil, conforme elencado pelo Prof. Dr. Gerson Martins, coordenador do Simpósio. “Desejo boas vindas a todos. Vamos discutir nesse evento mais que o jornalismo  na internet ou para internet, mas sim o futuro do jornalismo. Sejam bem-vindos a Campo Grande!”
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Sindjor/MS), Geraldo Ferreira, parceiro do evento, também marcou presença. São apoiadores do 5° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo a Capes, a Fundect e o Governo do Estado.