Pesquisadores de Barra do Garças apresentarão artigo no II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental

Pesquisadores apresentarão artigo que trata sobre o discurso da mídia acerca da ocupação indígena do plenário da Câmara dos Deputados durante a votação da PEC 215.

Por Lilian Brandt
Para falar de meio ambiente é preciso falar de geografia. biologia, geologia, matemática, engenharia e tantas outras áreas do conhecimento, e ainda assim será sempre a partir de um ponto de vista. A sociedade, de maneira geral, recebe apenas informações pontuais, já com interesses políticos e econômicos atrelados a cada informação. É preciso conhecer bem os interesses e a história dos veículos midiáticos, para poder separar o que é informação de fato e o que é manipulação.
Três pesquisadores residentes em Barra do Garças, MT, darão uma importante contribuição ao assunto. Dandara Morais e Sckarleth Martins são jornalistas, formadas pela Universidade Federal de Mato Grosso, e Gesner Duarte é Mestre em Comunicação e Semiótica, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Barra do Garças. Eles apresentarão o artigo “PEC 215: A Narrativa Social nos Caminhos do Discurso Midiático” no II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, que acontecerá de 29 a 31 de maio em Porto Alegre – RS. O evento terá três dias de trabalho, incluindo conferências, painéis, reunião de Grupos de Pesquisa e sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos.