Preenchimento de bolsas remanescentes do ProUni terá novas regras em 2014


Preenchimento de bolsas remanescentes do ProUni terá novas regras em 2014

O preenchimentos de bolsas remanescentes do ProUni terá novas regras a partir deste ano, já na primeira edição de 2014. Com o processo antigo, o preenchimento dessas vagas era feito por meio do processo seletivo das próprias instituições. Agora, existirá um sistema on-line para a inscrição dos candidatos.

Para se inscrever nas bolsas remanescentes, o candidato deve se adequar aos requisitos do ProUni: aluno não portador de diploma no Ensino Superior, Ensino Médio completo em escolas públicas, ou professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério na educação básica. Além disso, é necessário que todos os candidatos tenham alcanço no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota acima de zero na redação.

A partir do dia 10 de março, os professores de rede pública e alunos que se inscreveram em opções do Prouni em que as turmas não foram totalmente formadas poderão se inscrever por meio da internet. Esse mesmo processo será feito no dia 12 de março em diante pelos alunos que realizaram o Enem a partir da edição de 2010.

Ao contrário dos outros anos, o processo seletivo não será feito pelas próprias instituições. As universidades terão até o dia útil seguinte ao prazo de comparecimento dos candidatos para registrar os dados no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça, ou a instituição não faça o registro online, as vagas voltarão a serem oferecidas.