Docentes da UFMT ameaçam entrar em greve

Gazeta Digital

Nayana Bricat

Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam uma assembleia geral nesta quarta-feira (26) para discutir um indicativo de greve. A reunião ocorre às 14h no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).

Os professores podem aderir a greve que já é realizada pelos servidores da universidade. No último dia 18 os docentes aprovaram a paralisação proposta pela Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/ES) para o dia 19.

Desde então os servidores da unidade estão paralisados. A categoria cobra aumento salarial e realização de concurso público. Além disso ainda reivindicam o cumprimento total do acordo firmado em 2012 com o governo federal.

Entre as pautas da reunião do dia 24 o indicativo de greve é o principal assunto, na ocasião deve ser escolhido o representante para a Reunião da Comissão da Verdade nos dias 27 e 28/03 em Brasília, além da escolha de um delegado para a Reunião do Setor das Federais nos dias 29 e 30/03 também em Brasília.

O objetivo é acompanhar o movimento dos Servidores Públicos Federais (SPFs), categorias que já iniciaram algumas paralisações para pressionar o governo.